Temporal derruba árvores, alaga ruas e interrompe energia

Temporal atingiu a capital goiana na tarde desta terça-feira (21)

Postado em: 21-11-2023 às 20h50
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Temporal derruba árvores, alaga ruas e interrompe energia
Galhos de árvores ficaram espalhados pelas ruas do Setor Sul e Marista | Foto: Éverton Ferrari

João Reynol e Yago Sales

A previsão do tempo avisou, mesmo assim o temporal que caiu na noite desta terça-feira (21) provocou temor em quem estava dentro e fora de casa. Além de congestionamento nas principais vias por causa de sinaleiros desligados e alagamentos, faltou energia em bairros de Goiânia e Aparecida.

Antes, contudo, trovoadas foram ouvidos ao mesmo tempo em que sons de trovões cortavam as nuvens, o que assustou, naturalmente.

Continua após a publicidade

Postes de energia ficaram desligados por horas na Avenida Rio Verde, que faz divisa de Goiânia e Aparecida. Terminais do transporte coletivo, como o Cruzeiro, operaram na escuridão. Passageiros ficaram ilhados porque a chuva invadiu boa parte das plataformas, assim como nos terminais Isidória, Bandeiras e outros que compõem o Eixo Anhanguera.

Com o atraso dos ônibus, passageiros tiveram de usar a luz do telefone celular para iluminar o caminho e não cair em uma poça de água.

O temporal causou queda de árvore e indisponibilidade até para quem poderia ajudar. O sistema da Central de Atendimento da Comurg ficou fora do ar.

A ventania também causou explosões em transformadores de energia, como registrado por moradores da região do Buriti Shopping.

A Avenida Feira de Santana, no Parque Amazônia, foi alagada, interrompendo toda a mobilidade e causando transtorno aos motoristas e motociclistas que não sabiam o que fazer.

Na Avenida 85, no Setor Bueno, moradores registraram fachadas de lojas sendo levadas pela ventania. No mesmo bairro, carros e motos foram arrastados pela enxurrada. Ali perto, no Setor Sul e Marista, galhos de árvores ficaram espalhados pelas ruas, como a 136. Também foi assim no Anel Interno da Praça Cívica, com a queda de uma árvore de grande porte.

Segundo relatos de moradores, árvores caíram no Jardim América. Uma delas foi na Avenida T-9. Goianienses também registraram granizo, como no Setor Nova Suiça.

A chuva também causou transtornos em prédios, como no Hospital Amparo, na T-12, no Bueno.

Em nota, a Prefeitura de Goiânia informou que equipes estão disponíveis para atendimento após a intensa chuva que atingiu a Capital goiana. Veja:

“A Prefeitura de Goiânia, por meio da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), informa que está com equipes disponíveis ao atendimentos após a intensa chuva e rajadas de ventos que atingiram a Capital na noite desta terça-feira (21/11).

A Defesa Civil esteve nos locais mapeados com precipitações mais concentradas, prestando auxílio aos possíveis afetados. A medida que são informados pelos telefones 153 e 193, equipes são deslocadas para atendimento imediato.

Equipes da Comurg estão atentas para a remoção de árvores que caíram. No primeiro momento é feita a desobstrução das vias e, em seguida, a remoção dos galhos. Neste momento a Central de Atendimento está fora do ar devido à falta de energia elétrica, mas as notificações podem ser realizadas pelo WhatsApp 99855-8555.

A Seinfra esclarece que até o momento os volumes dos córregos estão sem transbordo e as enxurradas fluindo para a rede de drenagem. É importante que motociclistas evitem trafegar em vias com enxurradas na altura do meio-fio.

A Prefeitura de Goiânia trabalha para garantir segurança a todos os cidadãos”.

Veja Também