Moradores comemoram revitalização do Centro de Goiânia

A região do Centro em Goiânia, é uma parte histórica da capital. Devido a essa importância, na manhã desta sexta-feira (24), o

Postado em: 25-11-2023 às 08h40
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Moradores comemoram revitalização do Centro de Goiânia
Restauração faz parte do programa Centraliza, que quer revitalizar o Centro de Goiânia. | Foto: Leandro Braz / O HOJE

A região do Centro em Goiânia, é uma parte histórica da capital. Devido a essa importância, na manhã desta sexta-feira (24), o prefeito Rogério Cruz lançou as obras de requalificação. A Praça José Honorato foi o primeiro local que começou a passar por reforma. Essa ação faz parte do programa Centraliza. A região, que é caracterizada por seu movimento intenso, comércio vibrante e arquitetura marcante. Agora o local vai receber uma nova cara, combinando modernidade com a preservação de suas raízes culturais.

O programa Centraliza tem como objetivo requalificar a região Central, com ações voltadas à moradia, lazer, trabalho, comércio, educação e investimentos. Além disso, o projeto também inclui ações como, um novo conceito de área azul, implantação de câmeras de segurança, criação e revitalização das ciclofaixas, revitalização da sinalização turística, ativação do teleférico do Mutirama, revitalização dos prédios em Art Déco e a requalificação dos mercados municipais.

As reformas vão acontecer em vários pontos do centro, como nas ruas 72, 65, 57, 80 e em mais 26 ruas emblemáticas para o setor Central. Além das 30 ruas que estão programadas para ser restauradas, o projeto também vai fazer a recuperação asfáltica das avenidas Araguaia, Tocantins, Paranaíba, 74 e 68. O trabalho será realizado por blocos de ruas, para causar o mínimo impacto possível no trânsito. A revitalização do centro de Goiânia não se resume apenas à modernização urbana, ela também abraça a preservação do patrimônio histórico, como é o caso da praça José Honorato, uma das praças mais antigas da capital.

Continua após a publicidade

“O Programa Centraliza é aguardado há décadas e nasceu para trazer de volta a vida ao Centro de Goiânia. Conversamos com mais de 20 entidades para compreender as necessidades da região e construir um programa abrangente, que sane problemas e requalifique essa região tão importante”, afirmou o prefeito Rogério, que também ressaltou ainda que determinou à Guarda Civil Metropolitana (GMC), para que amplie as ações de segurança, que sejam realizados eventos culturais esportivos no setor e a instalação de uma decoração especial de Natal.

Além da requalificação, o projeto também vai trazer benefícios fiscais para comerciantes que readequarem as fachadas e engenhos publicitários, como a isenção do IPTU, sendo de 100% por 3 anos e 40% por mais 2 anos. 

Em entrevista ao Jornal O Hoje, Maria De Fátima Santos, de 85 anos, que mora em frente a praça José Honorato a 50 anos, relata ter grandes expectativas para a reforma do local. “Essa reforma vai trazer boas melhorias para a região e para quem vem aqui passear”, conta Maria. “Eu mesmo costumo vir muito aqui passear com meus cachorros e com meus sobrinhos, e agora com a construção do parquinho vai ser muito bom para as crianças”, conclui a moradora.

Julia Rosa de Oliveira, de 88 anos, mora na região há 47 anos. | Fotos: Leandro Braz / O HOJE

As restaurações vão contar um novo pavimento asfáltico, pinturas e do meio fio e com uma iluminação bem mais moderna, onde serão instaladas lâmpadas de LED, em 30 ruas e cinco avenidas do Centro de Goiânia. As obras estão previstas para serem concluídas até o mês de abril do próximo ano.

“Já foram lançados oito projetos de revitalização do Centro. Desde 1997 a gente escuta na Prefeitura de Goiânia que precisamos trazer vida para o Centro. Nós estamos falando de um trabalho muito grande comandado pelo prefeito Rogério e seu secretariado e que vai entrar para a história dessa cidade”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Denes Pereira.

Marlete Nunes, de 57 anos, que também mora em frente a praça José Honorato, espera que a restauração da praça e das outras ruas do centro traga mais segurança para a população.  “Agora eu penso que vai melhorar bastante, porque aqui na praça a gente tinha até medo de andar, porque ficava muita gente dormindo aqui em volta, agora com essa reforma eu penso que até a segurança por aqui deve melhorar”, diz Marlete.

Além de Marlete, a reportagem do Jornal O Hoje também conversou com Cleone Nogueira, de 61 anos, que segundo ela vive na região Central desde que se entende por gente. “Eu moro aqui nessa região quase minha vida toda, a minha casa pertenceu aos meus avós e aos meus pais. E desde de a época dos meus avós esse asfalto nunca foi restaurado”, revela o morador. “Essa reforma vai trazer de volta o espaço de lazer para nós moradores, porque aqui estava muito esquecido, e perigoso, mais do que qualquer outro bairro de Goiânia”, concluiu Cleone.

Veja Também