Prefeitura promove limpeza em 34 feiras no fim de semana de Goiânia

A orientação, de acordo com o presidente da Comurg, é que o feirante possa fazer toda limpeza da sua própria barraca

Postado em: 28-11-2023 às 11h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura promove limpeza em 34 feiras no fim de semana de Goiânia
No comparativo do mês de outubro de 2022 e 2023, o crescimento do volume de materiais descartados irregularmente ultrapassa 81% | Foto: Lúcio Magalhães Diniz

A Prefeitura de Goiânia executou neste fim de semana o plano de limpeza e recolhimento de resíduos em 34 feiras da Capital. A ação continuada é realizada pela Companhia de Urbanização (Comurg).

“Nos finais de semana há uma movimentação mais intensa de feiras e, consequentemente, ocorre mais produção de lixo. Com isso, o recolhimento dos resíduos é iniciado logo que a feira termina, devido à necessidade de liberar o trânsito e evitar congestionamento. No caso das feiras que são realizadas nas ruas, a atividade se estende pela via e inclui limpeza de calçadas e sarjetas”, explica o presidente da Comurg, Alisson Borges.

A orientação, de acordo com o presidente da Comurg, é que o feirante possa fazer toda limpeza da sua própria barraca, recolher e ensacar o resíduo para que a companhia faça a coleta dos sacos e dê a destinação final.

Continua após a publicidade

“A feira é patrimônio histórico e todos os dias da semana é possível encontrar uma em algum bairro. Geralmente as diurnas iniciam às 7h e terminam às 14h, e as noturnas começam às 16h e com previsão de término às 22h. Por isso, há sempre necessidade de reforço nos serviços de higienização e organização desses locais”, afirma.

Entulhos

A Prefeitura de Goiânia registrou aumento de 70% de entulhos que são jogados em locais clandestinos em toda a cidade nos últimos seis meses. Segundo levantamento da Companhia de Urbanização (Comurg), a média de remoção em 2022 oscilava entre 48.470 mil toneladas por mês, sendo que, neste ano, já passou de 82.290 mil toneladas entre os meses de maio e outubro.

No comparativo do mês de outubro de 2022 e 2023, o crescimento do volume de materiais descartados irregularmente ultrapassa 81%. Ao cruzar os dados de agosto dos dois anos, este dado é ainda maior, de 30.823 mil toneladas para 84.458 mil toneladas.

“Em agosto temos o número alarmante de 174% de aumento de entulhos recolhidos, que foram jogados pela população em locais, na maioria, limpos pela Prefeitura”, alerta o presidente da Comurg, Alisson Borges.

Veja Também