Extinção de linha 185 prejudica estudantes em Goiânia

O fim da linha 185 (T. Isidória/Paço Municipal) pega usuários de surpresa

Postado em: 19-09-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Extinção de linha 185 prejudica estudantes em Goiânia
O fim da linha 185 (T. Isidória/Paço Municipal) pega usuários de surpresa

Raunner Vinícius Soares*

Usuários do transporte coletivo de Goiânia reclamam que o fim da linha de ônibus 185 (T. Isidória/Paço Municipal) deve causar sérios transtorno e aumentar o trajeto percorrido, principalmente por estudantes universitários. A nova linha, a 934, vai aumentar dois locais em seu trajeto (T. Novo Mundo/R. das Minas Gerais). O problema é que para os alunos das universidades Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO) e Universidade Paulista (UNIP) chegarem ao Terminal Isidória terão agora que ir para o Terminal Praça da Bíblia, pegar o 020 ou 021, para então chegarem aos seus respectivos locais de estudo.

Continua após a publicidade

De acordo com a estudante universitária Kamilla Marques, que é usuária da linha 185, a extinção do trecho vai dificultar muito sua vida. “Eu sou estudante da PUC-GO, pego o 185 todos os dias e ele vai ser cancelado. Vai dificultar tanto minha ida à universidade, quanto a volta para casa”, explica a discente.

Kamilla relata que, como ela, há colegas que não têm condição financeira para arcar com o custo de mais uma passagem de ônibus. Segundo a universitária, vão ser três ônibus para ir e três ônibus para voltar e ainda terá que andar um pouco a pé. O que dificultará bastante o seu orçamento do mês. Ela diz que o pior de tudo é que simplesmente chegaram [Red Mob] e disseram que iriam alterar a linha, sem aviso prévio. “Avisaram ontem, e cortaram a linha hoje”. O jornal Hoje não conseguiu contato com a Rede Mob Consórcio para falar sobre o fim da linha. 

Nova linha

Sobre a criação da linha 934, a empresa diz que o novo trajeto tem como principal função ligar as regiões Sudeste e Leste da Capital sem a necessidade de integração no Terminal da Bíblia. 

A justificativa da rede de consórcio é que o crescimento de centralidades na Capital gerou novas necessidades de deslocamento, principalmente entre as regiões. Visando reduzir distâncias e ligar diretamente novos polos da cidade.  A entidade disse ainda, por meio de nota, que foram realizados estudos técnicos que embasaram a criação das seis novas linhas para atender aos anseios da população com novos trajetos para suas atividades diárias.

Com 34 quilômetros de extensão, a linha 934 que sai do Terminal Isidória e finaliza no Setor Recanto das Minas Gerais, irá atender ao longo de seu trajeto 18 bairros, entre eles a Vila Redenção, Jardim Goiás, Parque Lozandes, Jardim Novo Mundo, Jardim das Aroeiras e Vila Pedroso. Esse novo itinerário passará por importantes polos de serviços e lazer como o Shopping Flamboyant, o Paço Municipal, a Praça Pindorama e o Cais do Jardim Novo Mundo.

De acordo com a Rede Mob Consórcio, “antes, os clientes que precisavam sair da região Leste com destino ao Terminal Isidória ou região, tinham que fazer duas trocas de ônibus, uma no Terminal Novo Mundo e outra no Terminal Bíblia, para assim chegar ao Isidória. Agora, esse trecho da viagem é atendido com uma única linha e apenas uma integração no Terminal Novo Mundo, com um ganho de tempo de cerca de 20 minutos nesse novo trajeto.”

Os estudantes universitários que foram afetados pelo fim da linha 185 devem realizar um protesto hoje a tarde no Terminal Isidória. (Raunner Vinícius Soares é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também