Goiás começa dezembro com alerta de chuvas intensas

O aviso vale para o mês inteiro de dezembro e possui exceção da região norte e nordeste do estado.

Postado em: 04-12-2023 às 10h00
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás começa dezembro com alerta de chuvas intensas
O aviso vale para o mês inteiro de dezembro e possui exceção da região norte e nordeste do estado | Foto: Leandro Braz/ O Hoje

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para o estado neste último domingo (3) de aumento potencial das chuvas intensas para o começo do mês de dezembro. Sobretudo, o estado de Goiás está dentro do alerta amarelo que representa ventos de até 60 km/h e acúmulo de chuvas de até 50 mm. O aviso vale para o mês inteiro de dezembro e possui exceção da região norte e nordeste do estado goiano.

De acordo com a entidade, este alerta pode significar um risco de alagamentos, quedas de galhos e de árvores, além de descargas elétricas em certas partes do estado. Deste último tema, o órgão também informou no último sábado (2) que o estado já superou mais de 10 milhões de descargas elétricas no ano de 2023.

Além disso, informou que a previsão do acúmulo total de chuvas para o mês inteiro em Goiás pode ser em torno de 300 mm com pancadas de chuvas isoladas na região norte. Dito isso, foi possível evidenciar um aumento de danos em propriedade pública e privada em Goiânia por conta das chuvas intensas desde o fim de novembro, quando se teve o começo delas com o fim do bloqueio atmosférico.

Continua após a publicidade

Como exemplo, uma árvore de grande porte caiu durante a chuva intensa do último dia 02 dentro do Parque Areião. A imagem disponibilizada para o jornal mostrou ela tombada com suas raízes inteiras para fora do solo. Já na última sexta-feira (01), uma outra árvore, também de grande porte, caiu na Rua 4 em cima de uma tenda durante uma feira na região. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), cinco pessoas ficaram feridas e duas delas tiveram traumatismo craniano por serem atingidas diretamente na cabeça e estão sendo atendidas pelas unidades de saúde.

Também foi possível observar danos por conta dos ventos em alta velocidade, como a remoção de um telhado de um estúdio de pilates no Setor Universitário no último dia 27. Também neste dia uma árvore tombou atingindo um poste elétrico público que causou a queda dos dois perto de uma residência no Setor Vera Cruz II.

Ainda não foi possível obter um balanço atualizado da quantidade de árvores tombadas desde a publicação desta matéria. O último informativo da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) do dia 27 de novembro contou com a queda de mais de 41 árvores desde o começo das chuvas no último dia 21.

Veja Também