Mais de 304 detentos fugiram de unidades prisionais neste ano

Segundo a Lei de Execução Penal (LEP) no artigo (50), comete falta grave o presidiário que incitar ou participar de movimento para subverter a ordem ou a disciplinar, fugir

Postado em: 25-09-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 304 detentos fugiram de unidades prisionais neste ano
Segundo a Lei de Execução Penal (LEP) no artigo (50), comete falta grave o presidiário que incitar ou participar de movimento para subverter a ordem ou a disciplinar, fugir

Quatro detentos fugiram da unidade prisional de Rio Verde na madrugada de ontem

Dados da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) divulgados em exclusividade a equipe de reportagem do jornal O HOJE concluíram que em 2018 houve 48 fugas de detentos com 304 foragidos, sendo que 126 foram recapturados. 

Segundo a Lei de Execução Penal (LEP) no artigo (50), comete falta grave o presidiário que incitar ou participar de movimento para subverter a ordem ou a disciplinar, fugir, possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade física de outrem. Para o artigo 52, as penalidades variam a advertência, repreensão, isolamento na cela e inclusão no regime disciplinar diferenciado.

Continua após a publicidade

Rio Verde

Quatro detentos fugiram da unidade prisional de Rio Verde na madrugada desta segunda-feira (24), por meio de um buraco na cela, de acordo com informações da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).

Segundo a DGAP, havia oito detentos na mesma cela e quatro empreenderam fuga, são eles: João Paulo Rodrigues Lopes, 27 anos, Raimundo Ferreira Quesado Neto, de 23, Leonardo Pereira da Silva Sousa, 23, que cumprem pena por roubo. E Daniel Gonçalves Vieira, 26 anos, condenado por estupro.

De acordo com a direção da unidade, uma agente notou pelas câmeras de segurança a movimentação de um preso fora da cela. Imediatamente acionou outros agentes plantonistas para averiguar o local. Os presos que permaneceram na cela explicaram que os fugitivos usaram uma barra de ferro retirada da ventana para cavar o buraco na parede.

Os plantonistas realizaram buscas nas proximidades da unidade, mas não encontraram os fugitivos. Foi determinada abertura de procedimento administrativo para apurar as circunstâncias do fato.

Luziânia

Em julho, cinco presidiários da Unidade Prisional de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, fugiram do local. A Diretoria-Geral de Administração (DGAP) informou que o grupo pulou o muro para os fundos da unidade e conseguiram correr. O órgão informou, por meio de nota, que os fugitivos aproveitaram quando agentes estavam colocando outros presos na cela durante o banho de sol para conseguir escapar. O grupo arrancou uma das barras de ferro da grade e conseguiu pular o muro

Ainda de acordo com a DGAP, os agentes perceberam a movimentação e dispararam balas de borracha para evitar que mais detentos conseguissem fugir. A Diretoria disse ainda que abriu uma sindicância para apurar os fatos. (Eduardo Marques é estagiário do O Hoje)  

Veja Também