Frente Fria que avança no país deve causar tempestades em Goiás

Com as chuvas, as temperaturas que estavam mais elevadas do que o normal nos últimos dias, vão dar lugar ao clima ameno

Postado em: 11-12-2023 às 08h32
Por: Ronilma Pinheiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Frente Fria que avança no país deve causar tempestades em Goiás
Com as chuvas, as temperaturas que estavam mais elevadas do que o normal nos últimos dias, vão dar lugar ao clima ameno | Foto: Leandro Braz/O HOJE

Após dias de calor uma massa de ar frio deve atingir algumas regiões do país, mais precisamente a região Sul e Sudeste, mais precisamente no estado do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e São Paulo. Com isso, as mínimas devem cair a valores abaixo da média histórica do mês, com frio fora de época.

Apesar de não chegar até Goiás, o frio em São Paulo deve influenciar o estado goiano, propiciando chuvas e tempestades em algumas regiões, segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim. 

“Essa frente fria que está entrando em São Paulo vai influenciar de hoje para amanhã o estado de Goiás. Ela não vai entrar no estado, mas vai continuar aqui na trajetória da região Sul do país e Sudeste, mas vai espalhar bastante nebulosidade e isso vai propiciar pancadas de chuvas aqui no estado”, afirma.

Continua após a publicidade

Com as chuvas, as temperaturas que estavam mais elevadas do que o normal nos últimos dias, vão dar lugar a temperaturas mais amenas, uma vez que a chuva tem a capacidade de baixar as temperaturas, segundo André. “Elas devem controlar as temperaturas, mas não chegando a uma situação de frio, só vai ficar mais agradável o tempo”, pontua.

A previsão do Cimehgo é que essa mudança climática deva ocorrer nos próximos dias da semana como esta segunda-feira (11), terça, quarta e se estenda até a próxima quinta-feira (14).

Ele explica que a junção de tempo quente e a chegada da frente fria contribui para a formação de tempestades no estado e que já é possível observar essa influência em algumas regiões. “A gente vai ver chuvas mais expressivas no norte do estado”, destaca.

Apesar disso, André destaca que no geral, para o estado de Goiás a tendência é que as temperaturas fiquem acima da média e a mínima sempre mais elevada do que o normal. “Não teremos manhãs com aquele friozinho. Aquele clima bom”.

O El Nino –  fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial, que ocorre em intervalos irregulares de cinco a sete anos e tem duração média que varia entre um ano a um ano e meio – dificulta a entrada dessas massas de ar polar, segundo André. “Então por enquanto nós vamos ter que conviver com esse calorão que vai até o próximo ano, mas essas frentes frias são sempre bem-vindas porque influenciam o estado trazendo chuvas”, salienta.

Com a previsão de pancadas de chuvas, André alerta a população para as consequências como quedas de árvores e postes como foi observado nas últimas semanas na capital do estado, Goiânia. “Já deixando o alerta que até quarta-feira por causa da formação de chuvas em alguns locais que irão evoluir para tempestades”, alerta.

Veja Também