Pontos de ônibus serão reformados a custo zero

Serão instalados 223 abrigos, outros 500 pontos também serão reformados, mas em algumas regiões, problemas devem continuar

Postado em: 25-09-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Pontos de ônibus serão reformados a custo zero
Serão instalados 223 abrigos, outros 500 pontos também serão reformados, mas em algumas regiões, problemas devem continuar

Rafael Melo

A prefeitura de Goiânia já contratou a empresa que será responsável pela instalação e reforma de 723 pontos do transporte coletivo da Capital. As despesas serão revertidas em contrapartida publicitária para a empresa vencedora da licitação. Trata-se de uma parceria público-privada, viabilizada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), que permite a Shempo Sistemas de Comunicação utilizar os equipamentos para fins publicitários. A ordem de serviços para o início do trabalho foi assinada pelo prefeito Iris Rezende na manhã de ontem (24).

Continua após a publicidade

“Estamos seguindo um modelo adotado por várias cidades do Brasil e do mundo, no qual, através de concessões, empresas realizam a instalação e manutenção de equipamentos públicos em troca da utilização desses espaços para promoção de suas marcas. Com esse modelo, garantimos o investimento necessário para atender a demanda da cidade por abrigos nos pontos de embarque e desembarque de passageiros sem ônus para o município”, afirma Henrique Alves, secretário de Planejamento Urbano e Habitação.

Para o diretor da Shempo, Humberto Diniz, essa é uma parceria que tende a ser frutífera na Capital, o que pode levar ao aumento no número de equipamentos a serem instalados. “Como relatado, a instalação e reforma dos abrigos também está vinculada ao viés publicitário que eles possuem e Goiânia tem uma abertura muito grande para esse mercado. Atualmente cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade de Goiânia é voltado para a área publicitária, o que equivale a cerca de R$ 1,2 bilhão. Com um trabalho em conjunto com o mercado publicitário poderemos ampliar significativamente os serviços prestados através desta parceria público-privada”, ressalta Diniz.

Ao todo, Serão instalados 223 abrigos de embarque e desembarque, outros 500 pontos também serão reformados. Durante a assinatura da ordem de serviço, o Prefeito Iris Rezende destacou que são ações como essa que demonstram que, mesmo com poucos recursos, a gestão municipal tem trabalhado para oferecer serviços de qualidade à população. “Buscar soluções rápidas e baratas para os problemas da cidade, em benefício da população, tem sido um dos meus principais objetivos. Todos sabem que os recursos do município estão escassos, mas temos uma equipe que trabalha diuturnamente para oferecermos melhores condições de vida e trabalho a população”, pontua o prefeito.

Pontos sucateados

A medida anunciada pelo Paço Municipal é inferior à demanda. Como mostrado recentemente por O Hoje, mais da metade dos mais de seis mil pontos de embarque na Grande Goiânia não possui abrigos. De acordo com dados da Rede Metropolitana de Transporte Coletivos (RMTC), somente a Capital tem mais de 1.400 pontos que não possuem abrigos, , o que representa 42% do total. 

Espera nos pontos

Outra novidade sobre a prestação de serviço do transporte coletivo é a Lei que estabelece tempo máximo de espera em pontos de ônibus. Na última semana o Projeto a Câmara derrubou por 18 votos a 1 o veto do prefeito. Depois de votado, o projeto se tornará Lei após a publicação no Diário Oficial do Município.

A proposta estabelece os seguintes prazos de espera: até 20 minutos em dias normais; 30 minutos nos finais de semana e feriados; 40 minutos em dias de fortes chuvas e alagamentos. A medida também vale para plataformas e terminais de ônibus. Um período de 90 dias será disponibilizado para as empresas se adaptarem às novas disposições, após publicação da lei.  

Veja Também