Prefeitura lança simulador do IPTU 2019

Atualmente, o imposto é cobrado por zonas, mas o sistema permite checar valor pelo preço do imóvel, como indica proposta que ainda está em tramitação na câmara

Postado em: 25-09-2018 às 12h29
Por: Fernanda Martins
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura lança simulador do IPTU 2019
Atualmente, o imposto é cobrado por zonas, mas o sistema permite checar valor pelo preço do imóvel, como indica proposta que ainda está em tramitação na câmara

Fernanda Martins

A Prefeitura de Goiânia lançou um simulador que permite consultar o valor estimado para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2019. O cálculo é feito baseado na proposta do novo Código Tributário Municipal (CTM), que ainda está em tramitação na câmara dos Vereadores e precisa ser aprovado, mas a previsão é de que faça com que mais de 562 mil imóveis tenham queda no preço do imposto.

Continua após a publicidade

“Essa nova ferramenta permite ao contribuinte fazer uma comparação entre o IPTU que ele pagou em 2018 e o IPTU que ele vai pagar em 2019, caso o novo Código Tributário seja aprovado”,  explica o superintendente de Administração Tributária, Lucas Morais.

Atualmente, o IPTU é cobrado com base na divisão de quatro zonas territoriais. Quanto mais próximo da região Central, mais cara é a Alíquota. Caso o novo Código Tributário seja aprovado, o valor será cobrado levando em consideração o valor do imóvel, independente do bairro onde estiver situado. Se a mudança ocorrer, mais de 562 mil imóveis terão menor alíquota de IPTU em 2019, outros 102.237 terão aumento e 6.494 não sofrerão qualquer alteração. 

“A modernização do CTM tem como um dos principais conceitos o respeito à capacidade contributiva. Isso significa justamente tributar aquele que tem mais capacidade e desonerar aquele que tem uma menor capacidade. É exatamente para isso que serve nova ferramenta, para que o cidadão possa checar se o imposto dele vai aumentar ou diminuir”, acrescenta o superintendente.

Para realizar a consulta, basta acessar o site www.iptugoiania.com.br e digitar o número da inscrição cadastral, dado disponível em qualquer boleto do imposto. A ferramenta também pode ser acessada por meio do site oficial da prefeitura, www.goiania.go.gov.br.

 

Veja Também