Defensoria Pública e Coletivo Muquifu promovem evento de retificação trans na Rua 8

Comunidade trans se une para transformar a Rua 8 em um espaço de acolhimento e celebração.

Postado em: 13-12-2023 às 09h23
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Defensoria Pública e Coletivo Muquifu promovem evento de retificação trans na Rua 8
A retificação de nome na Rua 8 representa um marco para a comunidade trans goiana, que luta pela sua visibilidade e reconhecimento. | Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista, Leônidas Cunha, idealizador do projeto social Bar-T, compartilha detalhes do evento de retificação trans na Rua 8, no centro da cidade de Goiânia. O evento, em parceria com o Coletivo Muquifu e a Defensoria Pública, acontecerá no dia 16/12, das 14h às 18h.

Leônidas destaca a importância de fechar a Rua 8, palco de inúmeras transfobias, para atividades como a retificação de nome, oferecendo um retorno positivo à comunidade trans.

“Essa rua ela pertence a nós, a todos nós, então é momento da gente mostrar que sim, que nós estamos nessa rua, que nós ocupamos esses espaços no geral, e se orgulhar disso”, destaca Leônidas.

Continua após a publicidade

“A mesma rua que eu já apanhei duas vezes, que eu já fui ameaçado de morte, agora eu vou ter o meu nome retificado nela”, acrescenta.

Questionado sobre a participação da comunidade cis, Leônidas expressa o desejo de que todos se unam na celebração e apoio aos corpos trans. Ele acredita que isso contribuirá para que “corpos trans possam se sentir mais acolhidos, mais protegidos, mais amados.”

Sobre a retificação de nomes, Leônidas enfatiza a importância de contar as histórias corretamente, destacando a oportunidade de retificar de forma gratuita como uma retomada da história para ser contada com o nome que verdadeiramente representa a existência trans. “É sobre a gente contar com o nosso nome, a maioria das histórias de trans do passado foram sistematicamente apagadas pelo uso do nome morto”, comenta.

Para participar do mutirão, interessados devem enviar nome social e documentos para o e-mail [email protected] ou (62) 31571040. No dia do evento, cópias do RG e comprovante de renda devem ser apresentadas juntamente com outros documentos que a defensoria anexará.

Leônidas acredita que o evento proporciona o reconhecimento oficial das identidades trans. Ele conclui: “A partir desse dia, cada pessoa retificada vai contar sua própria história usando seus nomes, e isso por si só já é um grande avanço nas políticas de apoio à saúde e à vida de pessoas trans.”

Veja Também