HCN realiza cinco captações de órgãos para transplante em apenas um mês

A 13ª e a 14ª captações aconteceram na sexta-feira (8/12) e na terça-feira (12/12)

Postado em: 14-12-2023 às 07h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: HCN realiza cinco captações de órgãos para transplante em apenas um mês
A captação foi realizada no próprio hospital, que possui todo aparato tecnológico para realizar esse tipo de coleta | Foto: Cristiano Martins/Imed

Referência no estado de Goiás e no Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) realizou recentemente mais duas captações de órgãos para transplante. A 13ª e a 14ª captações aconteceram na sexta-feira (8/12) e na terça-feira (12/12), respectivamente, totalizando 5 procedimentos no período de um mês. Somente em 2023, já foram feitas nove captações de órgãos para doação na unidade. 

Em ambos os procedimentos foram captados rins e córneas, com o apoio da equipe de médicos e profissionais da Central Estadual de Transplantes (CET), que foi transportada de Goiânia para Uruaçu com aeronave do Corpo de Bombeiros. O 13º doador era um homem de 48 anos que sofreu um acidente automobilístico e o 14º era um jovem de 15 anos, que sofreu um acidente vascular encefálico (AVC) e ambos se tornaram doadores após o consentimento da família. 

O HCN, unidade do Governo de Goiás com administração do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimentos (Imed), se consolidou como referência em captação no estado e tem desempenhado um papel fundamental na promoção da doação de órgãos e no salvamento de vidas por meio de transplantes. A captação foi realizada no próprio hospital, que possui todo aparato tecnológico para realizar esse tipo de coleta e faz parte da Central Estadual de Transplantes.

Continua após a publicidade

Com a autorização familiar concedida, os órgãos captados darão a chance de uma nova vida a outras pessoas que aguardam na fila do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Segundo Katiuscia Freitas, gerente da Central Estadual de Transplantes, o progresso nos números alcançados pelo estado reflete a sensibilidade das famílias doadoras, somada aos investimentos em treinamentos e capacitações para a equipe. 

“A Central de Transplantes de Goiás continua dedicada a sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, ao mesmo tempo em que assegura uma logística eficiente para o sucesso desses procedimentos. Cada doação representa um passo em direção a um futuro mais promissor e saudável para aqueles que aguardam na fila de espera”, ressalta a gerente.

O Gigante do Norte se tornou um grande aliado dessa causa, instruindo e estimulando familiares e pacientes sobre a importância de ser um doador. Apesar da difícil decisão e da dor da perda, as famílias são abordadas e amparadas pela equipe multidisciplinar da comissão responsável, composta por profissionais do serviço social, psicólogos, equipe médica e de enfermagem, entre outros departamentos importantes para a efetivação da captação.

De acordo com a coordenadora de enfermagem da UTI Adulto do HCN, Leide Vaniele Ribeiro Santos, o gesto de familiares de um mesmo doador pode beneficiar várias pessoas e, todos os anos, milhares de vidas são salvas graças à doação de órgãos. “O transplante pode ser a única esperança de vida ou uma oportunidade de recomeço para as pessoas que precisam da doação, por isso é importante sempre falarmos sobre o tema e incentivarmos a doação”, destaca a coordenadora.

Veja Também