Prefeitura de Goiânia lança Programa Corujão para atender demanda de ultrassonografias

Mais de 100 mil telefonemas realizados e agendamentos a partir de janeiro de 2024

Postado em: 18-12-2023 às 13h57
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura de Goiânia lança Programa Corujão para atender demanda de ultrassonografias
Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia no próximo dia 6 de janeiro, a realização de ultrassonografias pelo Programa Corujão. | SMS

A Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo o Programa Corujão, lançado em 7 de novembro, com o objetivo de atender aos 119,5 mil pedidos acumulados desde o início da pandemia da Covid-19. A primeira fase do programa, que consiste nas ligações para os pacientes aguardando ultrassonografia entre 60 e 180 dias, será concluída na próxima semana. Durante o período de 9 de novembro a 11 de dezembro, a SMS, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idetech), realizou 104.485 telefonemas.

Do total, 18.962 pedidos foram excluídos após três tentativas sem sucesso, enquanto 16.703 pessoas expressaram interesse no exame e 5.040 informaram não necessitar mais. A SMS continua em busca ativa dos 65.678 pacientes não localizados inicialmente. Aqueles que confirmaram a necessidade do exame já estão sendo agendados e serão atendidos a partir de 6 de janeiro de 2024. Pacientes aguardando por mais de 180 dias passarão por consulta via telemedicina para avaliar a necessidade da ultrassonografia.

O titular da SMS, Wilson Pollara, destaca que o Corujão é uma ação adicional para atender à população, somando-se a outras iniciativas como o Saúde Mais Perto de Você, Goiânia Sempre Rosa, Intensifica Saúde Goiânia, mutirões e parcerias com veículos de comunicação. Pollara menciona que o Corujão da Ultrassonografia expande a capacidade de atendimento, com planos de realizar mais corujões para agendar outros exames com demanda reprimida.

Continua após a publicidade

Na satisfação da população, a doméstica Sônia Maria Moreira Lopes, moradora do Setor Morada do Sol, compartilha sua experiência positiva com o atendimento. Ela recebeu uma ligação sobre o pedido de ultrassonografia para sua mãe, Maria Zenaide Damascena de Souza, de 78 anos, elogiando a abordagem educada e cuidadosa da ligação. Sônia expressa sua satisfação, destacando a eficiência do programa Corujão ao agilizar o agendamento do exame para sua mãe após quase três meses de espera.

Veja Também