Chuvas e temperaturas mais amenas transformam o clima em Goiás

Natal será marcado pelas precipitações que prometem aliviar o calor da região, beneficiando a agricultura e os reservatórios

Postado em: 22-12-2023 às 07h30
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Chuvas e temperaturas mais amenas transformam o clima em Goiás
Nas ruas muitas pessoas já usam o guarda-chuva para se proteger das tempestades | Foto: Vitória Bronzati

A quinta-feira (21) começou com chuvas e temperaturas abaixo dos 30°C que os goianos estavam vivendo na última semana. Um canal de umidade vindo da região norte do país atingiu Goiás e tem contribuído para formação de chuvas e tempestades. As previsões meteorológicas apontam para uma queda significativa nas temperaturas, marcando uma mudança notável no clima habitualmente quente.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a “frente fria”, proveniente de sistemas atmosféricos em movimento, promete trazer alívio para as ondas de calor intenso que tem atingido a região. Espera-se que as chuvas se distribuam ao longo das próximas semanas, proporcionando um alívio bem-vindo para as demandas hídricas e agrícolas.

“Quando me levantei já vi que teria que tirar o guarda-chuvas de trás da porta para me proteger da chuva”, conta dona Maria Elaine Santos, que estava a caminho do trabalho. Nas ruas do centro da capital a sombrinha que antes protegia as pessoas do sol quente, agora evita que muitos se molhem. “Prefiro molhar os pés e proteger a cabeça da chuva do que correr do calorão que estava aqui na cidade”, expõe Luan Lucas Ribeiro, vendedor de uma loja de variedades.

Continua após a publicidade

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) orienta que os moradores estejam preparados para as mudanças, incentivando medidas como a verificação de sistemas de drenagem, a manutenção preventiva em residências e a precaução no trânsito, considerando as condições climáticas adversas.

“A massa de ar que entra em Goiás vai gerar chuvas intensas e volumosas, e em algumas condições como o trânsito os motoristas precisam reduzir a velocidade para evitar a aquaplanagem. Também não é indicado ficar parado embaixo de árvores e nem redes elétricas, pois acidentes podem acontecer com a queda de galhos ou postes nos veiculos”, destaca André Amorim, gerente do Cimehgo. 

Essa mudança no padrão climático não apenas influencia o cotidiano dos goianos, mas também impacta positivamente setores como a agricultura, prometendo benefícios para as plantações e reservatórios de água na região. “À medida que chove com mais frequência, os agricultores goianos aproveitam para a irrigação que pode melhorar a safra 2023/2024 que começou mais tarde devido ao atraso dessas precipitações”, destaca Amorim.

Além disso, a sexta-feira (22) deve começar com uma variação de nebulosidade, e a temperatura máxima podendo chegar aos 30ºC e umidade relativa do ar variando entre 50% a 95%. “As chuvas vão permanecer aí até o final de semana, Natal também com chuva, um presente para todos os produtores rurais. Já na semana que vem o tempo fica mais alternando”, aponta André.

“Quanto mais quente, mas a chuva pode chegar forte, ou seja, com rajadas de vento, raios e granizo. Deve-se ainda ter cuidado com possíveis quedas de árvores, pontos de alagamento e descargas elétricas principalmente em piscinas nesta época de férias”, ressalta a coordenadora do Inmet, Elizabete Alves Ferreira.

O verão começa na próxima sexta-feira (22) e vai até março. “Nosso verão é chuvoso e até lá haverá chuvas isoladas começando a ficar mais distribuídas na próxima quinta-feira (21) no período da tarde”, finaliza Elizabete.

Veja Também