Transformações na Mobilidade Urbana da capital melhoraram segurança e tráfego 

Os investimentos em pavimentação, mudança dos sentidos viários, construção de viadutos e sincronização de semáforos suturam efeitos no trânsito

Postado em: 28-12-2023 às 08h01
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Transformações na Mobilidade Urbana da capital melhoraram segurança e tráfego 
Obras têm mudado forma de goianiense entender a própria rua, bairro e a cidade | Foto: Prefeitura de Goiânia

Durante o ano de 2023, os goianienses começaram a perceber melhorias na mobilidade, com intervenções no trânsito e a implementação de facilidades para usuários do transporte público. Todas as ações realizadas pela Prefeitura de Goiânia têm como objetivo ampliar a segurança da população e aprimorar o fluxo de pedestres, ciclistas e demais participantes do trânsito.

“Dentre as soluções, destacam-se a implantação e revitalização da sinalização em todas as regiões, campanhas educativas, e melhorias para o transporte público que beneficiam toda a Região Metropolitana de Goiânia”, assinala o prefeito Rogério. “Objetivo é desafogar o trânsito e facilitar a fluidez de veículos e pedestres”, completa. 

Para diminuir o número de acidentes nas vias, a gestão promove ações de educação para o trânsito na Capital, com blitze educativas e também para conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a responsabilidade e atenção que todos devem ter no trânsito. 

Continua após a publicidade

Com o compromisso de otimizar a mobilidade urbana e proporcionar uma experiência mais segura e eficiente aos cidadãos, a gestão municipal de Goiânia lançou uma ambiciosa força-tarefa voltada para a implantação e revitalização da sinalização em mais de 300 bairros. A iniciativa abrange diversos aspectos, desde estudos técnicos sobre origem e destino até a retirada estratégica de semáforos de terceiro tempo. Além disso, contempla a instalação de faixas de pedestres elevadas e motoboxes, espaços inovadores reservados aos motociclistas, visando garantir a segurança destes no trânsito.

O que também melhorou a trafegabilidade na capital foi a intensa sincronização de semáforos, criando uma “onda verde” para agilizar o fluxo do tráfego na cidade. Essa medida visa não apenas a fluidez do trânsito, mas também a redução do tempo de deslocamento para os cidadãos.

Em uma abordagem holística, a prefeitura também aprimorou a mobilidade de áreas estratégicas, como o corredor da T-7 e bairros notáveis como Jardim América, Novo Mundo, 44, Alto da Glória e Vila Redenção. A criação de novos corredores nessas localidades promete não apenas impactar positivamente a mobilidade, mas também a qualidade de vida dos residentes.

“O foco na mobilidade não apenas beneficia os deslocamentos diários, mas também contribui para a construção de uma cidade mais sustentável e conectada. A comunidade aguarda ansiosamente pelos frutos dessas transformações que prometem deixar um legado duradouro na capital goian”, comentou o secretário de infraestrutura, Denes Pereira.

A Operação Campo Cego, desenvolvida na Semana Nacional de Trânsito de 2023, focou na orientação de condutores tanto do transporte coletivo quanto de veículos menores, além de motociclistas, ciclistas e pedestres. No dia do lançamento, adesivos foram colocados no ponto exato do campo cego dos ônibus para alertar e orientar as pessoas que passam perto dos veículos. Já a campanha Volta às Aulas ocorre na porta de instituições escolares. Com a Campanha Maio Amarelo, a Prefeitura de Goiânia foi premiada em 2023 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, na categoria Poder Público – Municípios. 

Transporte Coletivo 

A administração da Capital estabeleceu o diálogo com outras prefeituras e com o governo de Goiás, garantindo o congelamento da cobrança em R$4,30. A Prefeitura de Goiânia paga 41,2% da diferença entre o valor pago e o valor real da passagem, aliviando o bolso da população em uma iniciativa que é modelo para o Brasil. 

O Passe Livre do Trabalhador permite que os funcionários de empresas cadastradas realizem até oito viagens diárias no mês inteiro, inclusive em finais de semana e feriados, pelo valor único de R$ 180 por mês, por funcionário. De acordo com a Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), esse valor representa desconto de 20% para as empresas. Já são 55,4 mil trabalhadores cadastrados. 

Por conta do avanço em projetos tecnológicos em diversas áreas, incluindo mobilidade, a Prefeitura de Goiânia recebeu o selo ouro de cidades inteligentes. A premiação foi entregue ao prefeito Rogério durante o Connected Smart Cities, principal evento de cidades inteligentes do País, realizado no mês de setembro em São Paulo. 

No início da gestão do prefeito Rogério, ocupava a 36ª posição no ranking de cidades inteligentes. Ao longo dos anos, a capital goiana melhorou uma série de indicadores. Em 2022, conquistou a 25ª posição e subiu para 23º neste ano. O estudo avaliou 650 cidades com mais de 50 mil habitantes no Brasil.

Uma parte das melhorias foi registrada no transporte público, com o Passe Livre do Trabalhador e outros bilhetes especiais, além da bilhetagem por meio de cartões de crédito ou débito por aproximação, implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), para produção e gestão de documentos e processos eletrônicos, bem como dos laboratórios makers nas escolas, que oferecem serviços inovadores de tecnologia para a educação e formação digital dos alunos e uma série de outros projetos inovadores que estão se tornando modelo para o País.

Veja Também