Programa Sukatech recolheu 500 toneladas de lixo eletrônico em Goiás em 2023

O programa estadual, gerido por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), tem por objetivo o desenvolvimento tecnológico e sustentável no estado

Postado em: 29-12-2023 às 14h03
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Programa Sukatech recolheu 500 toneladas de lixo eletrônico em Goiás em 2023
O programa estadual, gerido por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), tem por objetivo o desenvolvimento tecnológico e sustentável no estado | Foto: Reprodução

Mais de 500 toneladas de lixo eletrônico já foram recolhidas em 2023 em Goiás por meio do programa Sukatech. O programa estadual, gerido por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), tem por objetivo o desenvolvimento tecnológico e sustentável no estado.

Um dos pilares do programa é o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que faz a reciclagem e recondicionamento de equipamentos. Os equipamentos em bom estado são recondicionados e doados para entidades beneficentes.

“São muitas pessoas envolvidas no projeto, desde alunos até parceiros colaborativos, que tornaram possível um ano tão significativo. Juntos, estamos pavimentando o caminho para um Goiás mais tecnológico, sustentável e inovador”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Continua após a publicidade

Desde a criação do programa, o Sukatech doou 1.613 computadores recondicionados, beneficiando 83 entidades e instalando nove pontos estratégicos de coleta em diversas áreas, como as secretarias de Economia, Segurança Pública, Educação, Saúde, Hub Goiás, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, além de prefeituras, como cidade de Goiás e Cidade Ocidental.

Cursos

Outro ponto de destaque do Sukatech é a oferta de cursos em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, com uma abordagem que une sustentabilidade e desenvolvimento social.

Em 2023, o programa certificou 1.336 alunos nos cursos de tecnologia. Além disso, as campanhas ambientais em escolas estaduais impactaram 11.646 alunos.

Para o ano que vem, o Sukatech prevê a aquisição de um novo caminhão para ampliar a capacidade de coleta e transporte de resíduos eletrônicos.

Veja Também