Prefeitura vai terceirizar atendimento médico infantil

Devido à carência de profissionais para atendimento infantil, secretaria de Saúde de Goiânia anuncia edital para terceirizar a contratação e gestão de novos pediatras

Postado em: 05-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura vai terceirizar atendimento médico infantil
Devido à carência de profissionais para atendimento infantil, secretaria de Saúde de Goiânia anuncia edital para terceirizar a contratação e gestão de novos pediatras

A cooperativa que será contratada também será responsável por gerir a atuação dos profissionais e o processo seletivo

Rafael Melo

Para suprir a falta de pediatras na Capital, a prefeitura de Goiânia anunciou uma nova forma de gestão para normalizar o atendimento de urgência para crianças. Nos últimos dias a população enfrentou dificuldades para serem atendidos, já que de acordo com a escala médica da Secretaria Municipal de Saúde, apenas três unidades de saúde da Capital possuem os especialistas.

Continua após a publicidade

A medida assegura a contratação de novos profissionais terceirizados por meio de uma cooperativa que será selecionada a partir da publicação do edital. Mas a pasta não soube esclarecer quando e quantos profissionais seriam contratados. 

Segundo a titular da pasta, Fátima Mrué, somente o Centro de Atendimento Integral à Saúde (Cais) de Campinas e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Itaipu possuem o serviço de pediatria 24 horas. “São 24 médicos pediatras atendendo na emergência de Goiânia atualmente. O processo seletivo para novos profissionais resolverá os problemas no atendimento infantil. Teremos ao menos dois pediatras disponíveis 24h por dia nas unidades que atendem as sete regiões da Capital”, esclarece.

A justificativa da centralização desses atendimentos de urgência em apenas duas unidades ocorre pelo fato dos locais apresentarem melhor estrutura física para o referido tipo de atendimento. “Foi possível perceber a redução de atendimentos no Hospital Materno Infantil, que é a considerado o principal ponto de urgência infantil em Goiânia. Para se ter uma ideia, houve uma diminuição de 46% entre 2011 e 2012. Agora, entre o ano passado e este ano houve um nova redução de 54% nos atendimentos, segundo o Ministério da Saúde”, avalia. 

Contratação

A previsão é de que os pediatras contratados atendam nas seguintes unidades UPA Noroeste, Cais Bairro Goiá, UPA Itaipu, Cais Campinas, Cais Guanabara, UPA Jardim América. De acordo com a secretária, o edital de chamamento é mais rápido e permite a contratação imediata dos médicos. A cooperativa que será contratada de forma terceirizada também será responsável por gerir a atuação dos profissionais, além de realizar o processo seletivo. O número de profissionais dependerá da carga horária. Se os plantões forem de 20 horas, serão necessários 156 profissionais. Se o período for de 40 ou 60 horas, essa quantidade pode ser menor.

Com isso, caberá à cooperativa atender os critérios de qualidade, assiduidade e obediência aos protocolos médicos. A ideia é de que o edital seja lançado ainda esse mês, mas não definido data específica nem o valor dos recursos que serão necessários. Os pediatras contratados devem começar a trabalhar até o final do ano, conforme a secretária.

Outra questão que também foi considerada para as novas contrações foi o fato de que antes os atendimentos eram realizados por clínicos gerais, porque nem toda unidade contava com um pediatra plantonista. “Em 2016 e 2017 houve a redução de 26% nos atendimentos de clínicos a criança. Já neste ano o objetivo é reduzir a 76% de atendimentos realizados por clínicos, em relação a 2016”, pontua Fátima Mrué.

Quadro profissional

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde tem um quadro com 173 pediatras, dos quais 24 atuam na urgência, 44 no atendimento ambulatorial e o restante espalhado por outras unidades e maternidades da cidade, como a Nascer Cidadão e a Dona Iris. No entanto, a pasta não soube informar ao certo qual o déficit da quantidade de pediatras no momento, estudo que pode ser mensurado a partir da demanda de crianças que buscam atendimento nas unidades de atendimento de saúde gerenciadas pelo município.

De acordo com a secretária, outro destaque do planejamento será a realização de um concurso para a contratação de médicos também de outras especialidades. Porém, devido aos trâmites legais para a realização do certame, esses profissionais só deverão começar atuar em 2020. “Há uma previsão que o edital seja lançado em dezembro e contemplará outras especialidades, além dos pediatras. O concurso já virá com o número de profissionais suficientes para atender as unidades de urgências e as novas que abrirão, como a Maternidade Oeste e a UPA do Jardim América”, conta. 

Veja Também