Evento arrecada livros para Escola Municipal GO-04

A instituição existe desde 1978, mantida pela prefeitura de Goiânia, mas fica em um lugar isolado, onde qualquer acesso à educação e à rede de informação está bem restrito

Postado em: 05-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Evento arrecada livros para Escola Municipal GO-04
A instituição existe desde 1978, mantida pela prefeitura de Goiânia, mas fica em um lugar isolado, onde qualquer acesso à educação e à rede de informação está bem restrito

Evento arrecada livros para Escola Municipal GO-04 (Foto: Divulgação)

No próximo dia 14 de outubro, acontece a 2ª edição do Festival Love S.A em Goiânia, cuja essência do evento, que significa “Social Action”, é mesclar o entretenimento com a responsabilidade social. A novidade dessa edição é arrecadar livros para a construção de uma biblioteca na Escola Municipal GO-04, localizado na zona rural do Recreio dos Bandeirantes, saída pra Inhumas (divisa entre Goiânia e Goianira). A cada ingresso, 1 livro doado.

Essa iniciativa do festival chamou atenção para a real situação da escola. A instituição existe desde 1978, mantida pela prefeitura de Goiânia, mas fica em um lugar isolado, onde qualquer acesso à educação e à rede de informação está bem restrito.

Continua após a publicidade

A Escola Municipal GO-04 oferece estudos em tempo integral, de ensino fundamental “multiseriados”: ciclo 1 (alunos de 6 a 8 anos) e clico 2 (alunos de 9 a 12 anos), com atividades proposta pela rede municipal de ensino. As crianças que cercam a região da escola moram em chácaras, com recursos e conhecimentos bem limitados. Os alunos possuem um contato com o básico de informação que conseguem através da televisão ou do rádio.

Carla De Paula Mota trabalha na escola há 4 anos e há 1 e meio é diretora da instituição. Ela afirma que a iniciativa do festival de arrecadar livros para construir uma biblioteca vai ajudar não só os estudos dos alunos, como toda a comunidade.

“Nessa região onde se localiza a escola é de fundamental importância uma biblioteca, pois seria um ambiente a mais para os alunos buscarem informações, realizarem suas pesquisas. Além disso, a biblioteca atenderia não somente os alunos da escola, como também as crianças da região que necessitam de um espaço literário para estudos.”, afirmou a diretora.

Com muita dificuldade, a escola hoje consegue atender 58 estudantes. Mas a capacidade máxima real é de apernas 50. De acordo com Carla, a procura por vagas na instituição é imensa e precisa de reforma e ampliação. De acordo com ela, há casos de crianças na região que nunca frequentaram a escola e, inclusive, algumas denúncias de abusos.

“A escola necessita urgente de mais duas salas de aulas e ampliação dos banheiros para receber novos alunos. Há uma procura muito grande por vagas, pois é a única escola em tempo integral na região”, alerta Carla.  

Veja Também