Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Quase 130 anos depois, Nova Veneza se torna a capital italiana de Goiás

Com uma população de quase 10 mil habitantes, a cidade é considerada a primeira colônia italiana no Brasil

Postado em: 05-01-2024 às 09h50
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Quase 130 anos depois, Nova Veneza se torna a capital italiana de Goiás
Com uma população de quase 10 mil habitantes, a cidade é considerada a primeira colônia italiana no Brasil | Foto: Reprodução

Em um cenário que mistura tradição italiana e a beleza exuberante de Goiás, Nova Veneza emerge como uma joia cultural no coração do Brasil. Esta pequena cidade, situada 42 quilômetros da capital Goiânia, tem conquistado a atenção de locais e turistas, tornando-se conhecida como a “Capital Italiana” no interior goiano.

Esse título foi possível após a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás sancionar a Lei Nº 22.518/23, de autoria do deputado estadual Coronel Adailton, que confere ao município de Nova Veneza/GO o título de “Capital Italiana de Goiás”.  Inicialmente o lugar ficou conhecido como Colônia dos Italianos, depois Goianás e por fim Nova Veneza, sendo elevada à categoria de município pela Lei Estadual Nº 2.095, em 14 de novembro de 1958.

Em se tratando de turismo, o município tem sido destaque, impulsionado pela cultura italiana presente no dia a dia das famílias que ali residem, e especialmente pelo Festival Gastronômico Italiano que tem sido realizado há 20 anos, tradicionalmente no mês de maio, atraindo mais de cem mil pessoas para a cidade durante a festa.

Continua após a publicidade

“A concessão desse título valida toda a história dessa comunidade, a única que, exclusivamente, possui imigrantes italianos em todo o estado. Essa propositura surgiu na necessidade de reconhecer a atuação intensa do município no turismo gastronômico, que permite ao visitante uma experiência completamente inovadora. Hoje, Nova Veneza tem sido um braço forte da economia goiana, além de fomentar e preservar a cultura italiana no município”, pontua o deputado Adailton.

Mas a história de Nova Veneza começa no século XX, quando imigrantes italianos escolheram essas terras para estabelecerem suas raízes. E ao longo das décadas, a cidade preservou e celebrou suas tradições italianas, criando uma atmosfera única que se destaca na paisagem brasileira. Um dos pontos mais emblemáticos de Nova Veneza é a sua arquitetura peculiar, que remete às charmosas vilas italianas. 

Por ser uma cidade com centenas de habitantes italianos, além de seus descendentes, foi preciso criar um grupo, que hoje é a Associação Cultural Italiana de Nova Veneza (ACINOVE-GO), que une todos os moradores e cidadãos para resgatar, preservar e divulgar a cultura italiana no município, especialmente a cultura do Vêneto,  donde vieram os antepassados dos descendentes italianos. 

“Nova Veneza agrega várias descendências, sendo predominante, a descendência italiana e, quando os primeiros italianos aqui chegaram,  foram recebidos por outras famílias, não italianas, que moravam aqui na região. Porém,  a formação da cidade foi iniciada pelos imigrantes italianos”, conta Mercedes Sátiro, presidente da associação.

Com uma população de 9.481 habitantes, segundo Censo do IBGE, cidade é considerada a primeira colônia italiana oficialmente instalada no Brasil Republica. As ruas de paralelepípedos, fachadas coloridas e praças movimentadas dão vida a essa experiência cultural singular. Além disso, a influência italiana se estende à gastronomia local, com restaurantes que oferecem autênticas delícias da culinária italiana, desde massas artesanais até os tradicionais vinhos.

Segundo a Acinove-GO, o título é  muito importante porque dá a ele a legitimidade, respaldo e força para que o município busque apoio para o desenvolvimento de projetos  no setor cultural e turístico. “A minha contribuição como cidadã que não tem descendência italiana, mostra o quanto o município  agrega todas as culturas. Agora vamos fortalecer a cultura das artes, da gastronomia e das pessoas do município,  como uma forma diferente de ver o mundo”, destacou Mercedes. 

A cidade também abriga eventos anuais que celebram a herança italiana, atraindo visitantes de diversas partes do país. Festivais de música, dança e comida típica criam uma atmosfera festiva, consolidando Nova Veneza como um destino turístico imperdível para aqueles que buscam uma imersão na cultura italiana sem sair do Brasil.

Rodeada por montanhas e vales, a região oferece oportunidades para trilhas ecológicas e contemplação da natureza, complementando o charme cultural com uma beleza natural inigualável. “Nossa cidade é uma jóia única no coração de Goiás, onde a tradição italiana se entrelaça com a exuberância da natureza brasileira. Uma visita ao nosso município é uma viagem no tempo e espaço, proporcionando uma experiência que encanta todos os sentidos”, finalizou o prefeito de Nova Veneza, Valdemar Batista Costa.

Veja Também