Explorando a transexualidade e provocando reflexões: as obras marcantes de Zaia Angelo

Até a próxima sexta-feira, o Memorial Iris Rezende Machado, também conhecido como Casa de Vidro, em Goiânia, se transforma em um cenário vibrante e provocativo com as exposições 'Visibilidade Trans' e 'Incômodo' da renomada artista plástica e escritora Zaia Angelo

Postado em: 08-01-2024 às 09h10
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Explorando a transexualidade e provocando reflexões: as obras marcantes de Zaia Angelo
A expressiva paleta de cores utilizada por Zaia ganha vida, eternizando os gritos silenciosos da comunidade transgênera em sua Coletânea 'Visibilidade Trans' de 2019, que celebra uma década de sua carreira. | Foto: Criativa Desenho

Até a próxima sexta-feira, o Memorial Iris Rezende Machado, também conhecido como Casa de Vidro, em Goiânia, se transforma em um cenário vibrante e provocativo com as exposições “Visibilidade Trans” e “Incômodo” da renomada artista plástica e escritora Zaia Angelo. Essas obras, abertas à visitação das 8h às 18h, mergulham profundamente no tema da transexualidade na sociedade, visando instigar a reflexão e promover a naturalização dessa questão para combater o preconceito e a discriminação de gênero.

Na Coletânea “Visibilidade Trans” de 2019, que celebra uma década de carreira da artista, Zaia Angelo compartilha nove obras que contam histórias de descobertas, autoaceitação, enfrentamento do preconceito, superação de medos, demonstração de coragem e celebração de conquistas por pessoas transgêneras. A expressiva paleta de cores utilizada por Zaia ganha vida, eternizando os gritos silenciosos dessa comunidade marginalizada.

A exposição “Incômodo” leva os espectadores a uma jornada visual pela rotina de pessoas transexuais. Zaia Angelo retrata, através de suas telas, a experiência dessas pessoas que, por sua existência ou por não se conformarem com as normas sociais da heteronormatividade, provocam desconforto em parte da sociedade. A habilidade de Zaia em mesclar composições, misturas e cores cria um caminho orgânico que absorve a atenção do espectador, revelando uma construção visual profundamente enraizada na identidade que a artista reproduz.

Continua após a publicidade

Zaia Angelo, escritora e artista plástica goiana, tem sua obra reconhecida nacional e internacionalmente. Aos 15 anos, sua obra “Eu sou o gay que sofre com a homofobia” foi destaque na 10ª Art Shopping Paris. Em 2018, seu nome figurou entre os 50 artistas plásticos mais influentes do mundo, segundo o guia The Best Modern and Contemporary Artists.

A artista expressa seu prazer em expor suas obras em Goiânia e agradece à Secretaria de Cultura (Secult) pela oportunidade. Zaia reafirma seu compromisso em expressar e eternizar narrativas importantes por meio de sua arte, iluminando o Memorial Iris Rezende com suas impactantes exposições.

Veja Também