Rede pública de educação de Goiás registra aumento de mais de 150% em matrículas de cursos técnicos

Total de matrículas nos 15 cursos da Educação Profissional e Tecnológica oferecidos nas escolas estaduais saltou de 3.319 no ano letivo de 2023 para 8.490 em 2024

Postado em: 13-01-2024 às 20h00
Por: Tathyane Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Rede pública de educação de Goiás registra aumento de mais de 150% em matrículas de cursos técnicos
Total de matrículas nos 15 cursos da Educação Profissional e Tecnológica oferecidos nas escolas estaduais saltou de 3.319 no ano letivo de 2023 para 8.490 em 2024 | Foto: Divulgação/ Seduc-GO

O cenário educacional em Goiás está passando por uma transformação notável, com a rede pública estadual de Educação registrando um aumento de mais de 150% no número de estudantes matriculados em cursos técnico-profissionalizantes. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o total de matrículas nos 15 cursos da Educação Profissional e Tecnológica oferecidos nas escolas estaduais saltou de 3.319 no ano letivo de 2023 para 8.490 em 2024.

“Para atender a essa demanda, a rede estadual ampliou a oferta de turmas destinadas à formação técnica, passando de 146 em 2023 para 242 em 2024”, explica o gerente de Educação Profissional da Seduc, Andrei Pires.

O programa Jornada para o Futuro, fruto de uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é um dos grandes impulsionadores desse aumento no número de matrículas. Inicialmente implementada de forma piloto em 14 Centros de Ensino em Período Integral, a iniciativa se expandirá, levando cursos de Desenvolvimento Web e Cyber Segurança aos estudantes do ensino médio em tempo integral a partir do ano letivo de 2024.

Continua após a publicidade

A oferta de cursos técnicos não se limita ao programa Jornada para o Futuro, abrangendo outros 14 cursos disponíveis aos estudantes do ensino médio em 75 escolas estaduais. As áreas de abrangência incluem Informática, Química, Administração, Dança, Instrumento Musical, Teatro, Alimentos, Comércio, Contabilidade, Marketing, Logística, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos e Vendas.

Andrei Pires enfatiza que a formação dos estudantes matriculados nesses cursos ocorre simultaneamente à educação básica, proporcionando uma qualificação profissional ao longo das três séries do ensino médio. 

“Além de formação geral básica, que oportuniza a esse estudante a continuidade dos seus estudos, os cursos oportunizam a entrada no mundo do trabalho. Eles (estudantes) já saem com uma formação técnica-profissional”, esclarece o gerente.

Matrícula

Apesar do crescimento no número de matrículas, ainda há vagas na Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual. O aluno de ensino médio interessado deve procurar uma das 75 escolas que ofertam os cursos para obter informações, verificar se há vaga e efetuar a matrícula. A lista completa das escolas e dos respectivos cursos ofertados pode ser consultada no site da Secretaria da Educação.

Veja Também