Governo sanciona lei que cria Dia da Pamonha em Goiás

A data será comemorada no dia 3 de fevereiro, a partir deste ano, conforme determina a legislação recém-aprovada

Postado em: 15-01-2024 às 12h52
Por: Daisy Rodrigues
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo sanciona lei que cria Dia da Pamonha em Goiás
A data será comemorada no dia 3 de fevereiro, a partir deste ano, conforme determina a legislação recém-aprovada | Foto: Reprodução/Alego

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), sancionou a lei nº 22.535, que estabelece o Dia Estadual da Pamonha Goiana. A data será comemorada no dia 3 de fevereiro, a partir deste ano, conforme determina a legislação recém-aprovada.

De autoria do deputado Gugu Nader, do partido Agir, o projeto lei nº 6442/23 prevê que, no dia determinado, será realizado em Goiânia o Festival da Pamonha Goiana. O objetivo do evento é celebrar o início da colheita da safra de milho, matéria-prima essencial para a produção da iguaria.

Foi formalizada a sanção da medida na última sexta-feira (12) e divulgada no Diário Oficial do Estado.

Continua após a publicidade

O deputado Nader enfatizou a importância da pamonha na culinária goiana, destacando-a como um dos principais símbolos gastronômicos, ao lado de outros itens culinários, como o pequi e o pit-dog.

Tradição

A pamonha é uma guloseima tradicional típica de Goiás. Ela é uma tradição transcendente do tempo que une gerações goianas com suas variações de sabores e versões. Esse símbolo gastronômico conhecido nacionalmente, tem suas versões salgadas, doce, com queijo, e à moda, incluindo ingredientes como linguiça e pimenta.

A pamonha tem uma origem indígena e ganhou fama na culinária goiana devido à força cultural do estado.

O Festival da Pamonha Goiana, que será realizado no dia 3 de fevereiro, surge com reconhecimento oficial da importância do prato goiano e promete ser uma celebração vibrante que reunirá produtores, chefs e amantes da culinária local.

Do milharal para a mesa

O projeto visa também destacar a relevância econômica e cultural da safra de milho no estado de Goiás. O cereal utilizado na fabricação da pamonha é um dos pilares da agricultura goiana, com um papel importante na diversificação da produção agrícola.

Existem mais de 11 mil pamonharias registradas no estado e só em Goiânia, 3,1 mil lugares fazem a venda da iguaria. Já em Aparecida de Goiânia, estão registrados 827 estabelecimentos com as vendas e em Anápolis, 796.

Leia também: Pagamento do abono salarial do calendário 2024 começa em fevereiro 

Veja Também