Defesa Civil amplia ações para diminuir impactos das tempestades

Medidas de proteção e assistência à população durante fortes chuvas são orientadas pelo Plano de Contingenciamento, coordenado pela Defesa Civil

Postado em: 16-01-2024 às 09h00
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Defesa Civil amplia ações para diminuir impactos das tempestades
Órgão visa diminuir efeitos adversos como alagamentos e deslizamentos | Foto: Defesa Civil

Para garantir a segurança da população e aprimorar as medidas de contingência, a Defesa Civil iniciou um plano com o objetivo de reduzir os impactos das tempestades e garantir resposta eficaz em situações de emergência. A celeridade e êxito das ações de proteção a moradores durante as fortes chuvas deste mês de janeiro são resultados do plano de contingenciamento, elaborado desde setembro de 2023.

A iniciativa vem sendo coordenada pela Defesa Civil, por determinação do prefeito Rogério, e seguindo o plano de contingenciamento que foi construído a partir de reuniões em conjunto com representantes das secretarias municipais, instituições privadas, Equatorial, Saneago, Governo de Goiás e o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo). Ainda no início do 2º semestre do ano passado, os indicativos já previam tempestades sobre a Capital para os meses de janeiro e fevereiro de 2024.

O coordenador operacional da Defesa Civil, Anderson Marcos explica que o Plano de Contingenciamento visa diminuir efeitos adversos como alagamentos e deslizamentos. “As equipes realizaram regularmente exercícios de simulação e treinamentos para aprimorar as habilidades de resposta, garantindo uma atuação coordenada e eficaz durante situações de crise”, relata.

Continua após a publicidade

O ano de 2024 começou com tempestades além do previsto em Goiânia. Somente no primeiro domingo de janeiro foram cerca de 100 milímetros de precipitação, em duas horas, sendo 70mm na primeira hora e 30mm na segunda. O Plano de Contingenciamento viabilizou o enfrentamento dos impactos a partir dos trabalhos da força-tarefa de ações emergenciais, composta pela Defesa Civil e demais pastas como Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e Secretaria Municipal de Mobilidade. 

“A determinação do prefeito Rogério foi para que nós estivéssemos preparados para os períodos chuvosos. Por meio das ações emergenciais contidas no plano de contingenciamento, nós estamos cumprindo com esse compromisso, sob iniciativa do coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça”, afirma o coordenador operacional.

Uma das medidas idealizadas por meio do plano de contingenciamento foi a criação de um grupo de conversas, composto por integrantes da Defesa Civil e demais secretarias. No grupo, a Defesa Civil emite alertas em situações emergenciais, como tempestades, e mobiliza representantes das pastas para que a atuação seja rápida e eficaz em todas as regiões. 

Durante as ocorrências do domingo (7/1), o contato permanente entre as equipes permitiu que a Defesa Civil agisse corretamente na prevenção, mitigação e preparação em casos de emergências, enquanto a Sedhs estava atenta para atuar na proteção social das famílias atingidas nos alagamentos. Os trabalhos de assistência consistem em doações de alimentos e suprimentos de maneira emergencial, além de orientações para buscas de benefícios sociais e confecção de novos documentos.

Veja Também