Primeiro laudo sobre desabamento de rua de Goiânia será entregue nesta terça

A investigação das possíveis causas iniciaram ainda na segunda-feira

Postado em: 16-01-2024 às 08h37
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Primeiro laudo sobre desabamento de rua de Goiânia será entregue nesta terça
A investigação das possíveis causas iniciaram ainda na segunda-feira. | Foto: Cristiano Borges/O Hoje

A Opus Incorporadora informa que será entregue à Defesa Civil, ao Crea e vizinhança o primeiro laudo relacionado ao desmoronamento do asfalto em frente a sua obra na Rua 1128, na madrugada de segunda-feira (15/1).

A investigação das possíveis causas iniciaram ainda na segunda-feira, com a participação de especialistas no assunto tanto de Goiânia como de São Paulo. A prioridade foi avaliar os efeitos do evento nas edificações vizinhas.

Nesta terça-feira (16) será entregue o laudo da primeira conclusão, atestando não haver riscos para o Edifício Catas Altas, convidando os moradores a retornarem às suas residências.

Continua após a publicidade

Já para o Edifício Villa Lobos, devido a maior proximidade com o ponto do acidente, por precaução, a previsão é liberação do laudo em aproximadamente 72 horas, uma vez que estão ainda estão sendo feitas as medições.

As informações já foram adiantadas aos moradores dos residenciais na noite de segunda (15) quando representantes da empresa se reuniram com eles para atualizá-los sobre o caso.

Possíveis causas

A incorporadora informa que ainda não se pode atribuir as causas do evento e ressalta que está comprometida em dar esta resposta para todos os goianienses, sendo a maior interessada em esclarecer o que de fato aconteceu.

De acordo com a Opus, as suas obras seguem rigorosos critérios em todos os seus processos construtivos, tendo todos os laudos e autorizações exigidos pelos órgãos.

No dia do incidente, a obra recebeu fiscalização da AMMA, Seinfra, CREA, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. As medidas emergenciais e mitigadoras foram apresentadas a todos estes órgãos e a regularidade da documentação da obra devidamente atestada.

Os peritos estão avaliando que fatores externos podem ter contribuído para o incidente, já que no ponto do rompimento do asfalto foi encontrado uma tubulação com grande vazamento de água, e o solo saturado aumenta consideravelmente a carga sobre a contenção.

Veja Também