Obesidade pode ser combatida com apenas 12 minutos de exercícios

A Organização Mundial da Saúde apontou o Brasil como quinto país mais sedentário do mundo

Postado em: 15-10-2018 às 12h50
Por: Katrine Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Obesidade pode ser combatida com apenas 12 minutos de exercícios
A Organização Mundial da Saúde apontou o Brasil como quinto país mais sedentário do mundo

Da redação

Aliada a alimentação saudável, atividade física ajuda a prevenir a obesidade. Doença que atingirá 43 milhões de brasileiros até 2020, segundo a última pesquisa do IBGE. O educador físico e tricampeão nacional de boxe chinês, Ricardo Nakai, desenvolveu o projeto chamado Impakt 60 que ensina como 12 minutos diários de exercícios intensos podem fazer com que as pessoas melhorem a qualidade de vida.

Continua após a publicidade

Esse tipo de atividade física é conhecido como “treino HIIT”, high intensity interval training (treino intervalado de alta intensidade). Além da grande perda de calorias, essa prática proporciona um ganho de condicionamento cardiorrespiratório e ainda pode retardar o envelhecimento. É por causa de todos esses benefícios que Nakai constata: “Os treinamentos precisam estar na nossa rotina, eles trazem grandes ganhos para a nossa saúde. Doze minutos é mais fácil de adicionar ao nosso dia a dia”.

Além da série poder ser feita em pouco tempo diário, pode ser feita em qualquer lugar, na sua casa, no parque ou até mesmo na academia. Isso facilita na busca do ambiente mais agradável para cada tipo de pessoa e aumenta as chances de executar a atividade física diária.

A Organização Mundial da Saúde apontou o Brasil como quinto país mais sedentário do mundo. 47% da população brasileira tem uma vida sedentária. Um levantamento da OMS divulgado em 2017 mostrou que 300 mil pessoas morrem no país por ano decorrente de doenças associadas à inatividade física. O assunto está tão presente no nosso dia-a-dia que o Ministério da Saúde iniciou o Programa Academia da Saúde, uma diretriz que visa o incentivo para universidades públicas e privadas a desenvolverem projetos no SUS (Sistema Único de Saúde).

O treinamento físico auxilia na redução de peso e de gordura corporal, elevação ou mesmo a manutenção da massa corporal magra, além de ajudar a manter o controle da pressão arterial, melhorar a imagem e a expressão corporal e auxiliar na prevenção de uma série de doenças que derivam da obesidade. “Os benefícios do exercício físico vão além de emagrecer, mas evitar doenças e aumentar a autoestima”, finaliza Nakai.

Veja Também