Goiânia recebe encontro nacional de donos de bares e restaurantes

Evento discutirá gastronomia sustentável e será realizado entre os dias 6 e 8 de novembro

Postado em: 15-10-2018 às 15h34
Por: Patrick Wallison
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia recebe encontro nacional de donos de bares e restaurantes
Evento discutirá gastronomia sustentável e será realizado entre os dias 6 e 8 de novembro

Da Redação

Com o tema “Gastronomia Sustentável: tradição e tecnologia”, Goiânia receberá entre os dias 06 e 08 de novembro o 32º Encontro Nacional Abrasel, evento que reunirá líderes empresariais do país para compartilhar experiências e discutir as tendências do setor de alimentação fora do lar.

Continua após a publicidade

As palestras e aulas-show serão ministradas por Guilherme Carvalho, CEO do Grupo QG; Bel Coelho, chef do Clandestino Restaurante; Claude Troisgros, chef e apresentador do programa Que Marravilha!, da GNT; Marcelo Fernandes, proprietário do grupo MF Gastronomia; David Hertz, fundador da Gastromotiva; Mara Salles, chef do restaurante Tordesilhas; e Gustavo Vaz, sócio regional do Outback Steakhouse.

Para Fernando Jorge, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Goiás, o tema do evento vem em um momento oportuno, em que empresários de bares e restaurantes precisam avaliar suas estratégias para atualizar seus negócios frente às novas demandas dos consumidores. “O movimento da gastronomia sustentável é uma tendência, suas ações no meio empreendedor e social impulsionam uma nova realidade para a gestão de empresas”, afirma.

Durante o encontro, também será realizada a primeira edição da Expo Abrasel, feira de negócios que irá propiciar uma oportunidade para que empresas expositoras e decisores de compras do setor fiquem frente a frente, ampliando a rede de relacionamento e fazendo bons negócios.

Profissionais e estudantes da área de gastronomia e do segmento de bares e restaurantes podem se inscrever gratuitamente para o evento no  encontroabrasel.com.br. No site também é possível ver toda a programação do encontro. 

Gastronomia Sustentável

Cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU) estimam que hoje cerca de três bilhões de pessoas, no mundo, não têm uma alimentação adequada, seja por desnutrição ou obesidade. As projeções da ONU apontam ainda que seremos nove bilhões em 2050, sendo que uma das grandes preocupações é o suprimento de alimentos. No entanto, as estatísticas comprovam que o problema não está na falta de produtos, cerca de um terço de toda a comida produzida mundialmente é desperdiçado. A perda representa mais de um trilhão de dólares. Só no Brasil, são 40 mil toneladas por dia, de acordo com o World Resources Institute (WRI).

Na tentativa de amenizar esse impacto, a gastronomia sustentável tem atraído cada vez mais a atenção e os olhos não só de proprietários de grandes restaurantes, mas dos chefs e principalmente dos clientes. A sustentabilidade é um eficaz e rentável modelo de negócio que gera benefícios socioeconômicos e ambientais a todos os empresários. No setor de bares e restaurantes isso não seria diferente e, cada vez mais, estabelecimentos gastronômicos estão adotando práticas que refletem em mudanças na gestão, logística e até no cardápio dos estabelecimentos.

 

Veja Também