Carros abandonados vão ser removidos pelo Detran

Ao todo, ocorre a fiscalização de mais de 70 pontos públicos denunciados pela população com a incidência de veículos abandonados

Postado em: 22-01-2024 às 10h30
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Carros abandonados vão ser removidos pelo Detran
Ao todo, ocorre a fiscalização de mais de 70 pontos públicos denunciados pela população com a incidência de veículos abandonados | Foto: Alexandre Paes/ O HOJE

A Região Metropolitana de Goiânia (RMG) tem enfrentado um tipo diferente de infestação nas vias públicas e nos galpões, a dos carros abandonados e enferrujados, podendo ser um potencial risco à saúde e segurança da população e muito recorrentes nos subúrbios e nas regiões periféricas. Contudo, uma ação governamental tem priorizado a remoção e o desmanche destes veículos descartados de forma irregular pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). 

Ao todo, ocorre a fiscalização de mais de 70 pontos públicos denunciados pela população com a incidência de veículos abandonados. Além disso, a ação também abrangeu o desmanche de carros abandonados em galpões e armazéns usados pela pasta como depósito dos automóveis apreendidos. Sobre isso, houve o desmanche de 30 carros descartados neste sábado (20) em um pátio próximo ao Ginásio de Aparecida de Goiânia na Avenida Nossa Senhora Auxiliadora, na região central da cidade.

Outra preocupação da pasta é com a proliferação de criadouros do mosquito da dengue devido às chuvas intensas registradas em Goiás pelo efeito climático do El Niño desde novembro de 2023. Dentro disso, cerca de 18 municípios goianos estão dentro da zona de risco, de acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), os municípios de Goiânia e Aparecida contém juntos mais de 1000 casos notificados somente na primeira semana de 2024, apesar disso, as duas cidades ainda continuam classificados como Baixo Risco pela alta densidade populacional.  

Continua após a publicidade

De acordo com Wesley Almeida ao jornal O HOJE, um dos líderes regionais do Setor Negrão de Lima  na região nordeste da cidade, havia pouco menos de 10 carros abandonados de forma irregular em vias públicas no bairro. Contudo, uma mobilização dos moradores conseguiu fazer a retirada dos veículos pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplahn) através do Detran-GO porque atrapalhavam tanto a mobilidade quanto punham em risco à saúde da população.

“Só em agosto de 2023 nós conseguimos tirar mais de cinco carros abandonados depois de acionarmos a Seplahn porque quatro deles ficavam em frente a um condomínio de prédios e eram de muita reclamação dos moradores para a gente nos nossos grupos. Também acumulavam muita água por causa das chuvas e poderiam ser criadouros de mosquito da dengue no nosso bairro”.

Além disso, Wesley destaca outro problema oriundo dos carros abandonados em pistas públicas quanto à segurança. De acordo com ele, era de preocupação dele porque cidadãs da região tinham medo de caminhar próximo aos veículos de noite. “Algumas mulheres do nosso setor ficavam com medo de caminhar ao lado dos carros na calçada de noite com receio de que alguém estivesse querendo fazer um mal a elas”, explica ele.

Com isso, o Detran-GO orienta que pessoas que fazem o descarte de automóveis de forma irregular estão infringindo uma Lei do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em nota, o órgão esclarece que o veículo será retido em um pátio e poderá ser desmontado com uma multa que pode variar no tipo de veículo abandonado entre R$ 2 mil a R$ 5 mil. Para as pessoas que avistarem um veículo abandonado, podem fazer a denúncia através da Patrulha Detran, pelo número 154.

Veja Também