Escola estadual de Goiânia é finalista em prêmio

Projeto desenvolvido no Cepi Professor Pedro Gomes está entre as 30 experiências selecionadas para a premiação final do concurso

Postado em: 17-10-2018 às 14h00
Por: Katrine Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Escola estadual de Goiânia é finalista em prêmio
Projeto desenvolvido no Cepi Professor Pedro Gomes está entre as 30 experiências selecionadas para a premiação final do concurso

Da Redação

A professora Maria de Fátima Farias, do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professor Pedro Gomes, é a representante de Goiás na etapa nacional do 11º Prêmio Professores do Brasil. Ela foi selecionada na categoria Ensino Médio com o projeto Formação Superior e Carreira Profissional.

Continua após a publicidade

Além de garantir sua participação na cerimônia final do concurso, que será realizada no dia 29 de novembro no Rio de Janeiro, Maria de Fátima já garantiu como prêmio R$ 7 mil, um troféu e uma placa comemorativa para sua escola.

Servidora efetiva da rede pública estadual desde 2010, Maria de Fátima é formada em Química e está no Cepi Pedro Gomes desde o ano passado. Nesta escola, ela leciona para turmas do Ensino Fundamental e do Médio.

A educadora conta que o objetivo do projeto Formação Superior e Carreira Profissional foi proporcionar aos alunos do Ensino Médio a possibilidade de conhecer melhor as diferentes profissões e as perspectivas de cada carreira. Para isso foram realizadas palestras com a participação de profissionais de diversas áreas.

“Uma coisa que me chamou a atenção, quando cheguei à escola, foi que mais de 90% dos alunos demonstrava interesse em seguir profissões marcadas pelo status, como Medicina, Direito ou Engenharia e poucos eram aqueles que pensavam nas áreas de Pedagogia ou de Licenciaturas. Mas, na verdade, percebi que poucos tinham conhecimento real sobre os cursos desejados e foi aí que surgiu a ideia do projeto”.

Os selecionados

A etapa Regional selecionou 30 relatos pedagógicos, sendo um representante de cada região geográfica brasileira. Os trabalhos escolhidos estão distribuídos em seis categorias: Educação Infantil (Creche e Pré-Escola), Ensino Fundamental – Anos Iniciais (Ciclo de Alfabetização e 4º e 5º anos), Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com o apoio de diversas instituições do terceiro setor e da iniciativa privada. A edição 2018 distribuiu R$ 305 mil aos vencedores, que também serão agraciados com viagens educativas pelo Brasil e pelo exterior. 

Veja Também