Frente fria ameniza temperaturas e traz tempestades para Goiás

Possibilidade para Goiás é de chuvas intensas, com volumes maiores que 80 milímetros, acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas

Postado em: 25-01-2024 às 12h30
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Frente fria ameniza temperaturas e traz tempestades para Goiás
Possibilidade para Goiás é de chuvas intensas, com volumes maiores que 80 milímetros, acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas | Foto: Leandro Braz/O HOJE

O goiano pode preparar o guarda-chuvas pois nesta semana todo o estado receberá fortes tempestades. Isso deve acontecer devido a uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil entre o fim da primavera e o verão.

Segundo o boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) a partir desta quinta-feira (25) as chuvas isoladas ocorreram em todo estado. A instituição alerta também para o risco potencial de chuvas intensas de 20 a 30 milímetros (mm) por hora ou 50 mm por dia, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento, acima de 60 km/h, e raios.

No começo da semana, a Defesa Civil de Goiás emitiu um alerta de formação da ZCAS que pode provocar tempestades em Goiás. Em entrevista ao Jornal O Hoje, a meteorologista Elisabete Alves, do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), falou a respeito desse sistema meteorológico.

Continua após a publicidade

“A ZCAS, Zona de Convergência do Atlântico Sul, é aquela faixa (de nuvens de chuva) que vai da região amazônica, passa pelo estado de Goiás (região Centro-Oeste) e chega até a região Sudeste do país”, pontuou. 

A chamada ZCAS nada mais nada menos é um corredor de nuvens que corta o Brasil, trazendo umidade e favorecendo a formação de chuvas mais volumosas. “Estamos passando por uma ampla variabilidade de milímetros de chuva por região, e essa zona de convergência trará um maior volume e um longo período de tempo. É essencial se atentar aos cuidados durante as tempestades”, orientou a meteorologista.

Fenômenos como o El Niño e a La Niña interferem na formação da ZCAS, dificultando ou favorecendo a formação e atuação do sistema. “O El Niño pode atrapalhar a organização da ZCAS, enquanto a La Nina pode colaborar. Digo isso, pois com o fenômeno da La Niña há maior entrada da frente fria e favorece chuvas com maior intensidade. Já com o El Niño, temos uma dificuldade na formação das chuvas”, explica André Amorim, gerente do Cimehgo. 

Cuidados durante os temporais

Preocupados com a segurança da população, a prefeitura de a Goiânia segue fazendo a monitoria dos pontos risco da cidade, e ressalta que a todos devem estar atentos às informações e seguir as orientações da Defesa Civil. As equipes, que atuam preventivamente e em casos de emergência, destacam medidas simples a serem adotadas diante das adversidades climáticas.

A Defesa Civil mantém um monitoramento constante e, em casos de emergência, oferece serviços de assistência social com abrigo temporário junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs). “Seguir essas orientações contribui para a construção de uma cidade mais resiliente e segura diante das adversidades climáticas”, reitera o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça de Farias.

Previsão do tempo

A previsão para Goiás é de chuvas intensas, com volumes maiores que 80 mm, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. O Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, devido ao risco de descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Em Goiânia, a temperatura máxima pode chegar aos 32°C e umidade relativa do ar varia entre 40% a 95%. Em Jataí, a previsão é de chuva de 20 mm e a máxima pode chegar a 31°C. Já em Cristalina, a temperatura máxima deve chegar à 29°C, com previsão de chuva de

20 mm. Segundo o Cimehgo, o alerta serve para todas as regiões do estado. Ao todo 127 municípios estão em risco potencial de chuvas intensas a partir desta quinta-feira (25).

Veja Também