Chuvas derrubam 102 árvores em Goiânia

Só ontem foram registradas quedas de 21 espécimes, em 14 bairros na Capital

Postado em: 18-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Chuvas derrubam 102 árvores em Goiânia
Só ontem foram registradas quedas de 21 espécimes, em 14 bairros na Capital

As constantes quedas de árvores colocam em risco a vida das pessoas e causam estragos materiais

Raunner Vinícius Soares*

As fortes pancadas de chuvas que atingiram Goiânia durante a semana causaram 102 quedas de árvores. Somente ontem, quarta-feira (17), foram 21 árvore que caíram em diversos setores. A Companhia de Urbanização de Goiânia (COMURG) reforça que quando houver queda o cidadão deve solicitar os serviços da empresa.

Continua após a publicidade

Os setores atingidos durante a semana foram: Campinas, Setor Sul, Setor Pedro Ludovico, Jardim Novo Mundo, Parque Atheneu, Setor Vila Nova, Setor Marista, Parque Amazônia, Novo Horizonte, Bela Vista, Jd. América, Jd. Planalto, Jd. Europa, Cachoeira Dourada, Nova Suíça, Setor Bueno, Sudoeste, Jardim Itaipu, Vila São João, Centro, Urias Magalhães, Parque das Flores, St. Riviera, St. Santo Hilário, Vila Redenção, Alto da Glória, Setor Jaó, Setor Aeroporto, Setor Goiânia ll, Jardim dos Ipês, Mansões Goiânia, Criméia Oeste e Jardim Petrópolis.

As chuvas devem continuar nesta semana podendo provocar novas quedas na Capital. Segundo o Clima Tempo, hoje, quinta-feira (18), a previsão é de pancadas de chuva à tarde e à noite. Já amanhã, a previsão é de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia e da noite e muitas nuvens pela manhã. No fim de semana, sábado (20), terá sol com muitas nuvens durante dia, nublado, com chuva a qualquer hora. No domingo (21), sol com algumas nuvens, chove rápido durante o dia e à noite.

Trabalho preventivo

De acordo com informações da Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (AMMA), em Goiânia, há 382 espécies de árvores diferentes nas vias públicas. A espécie mais presente é a Monguba, que responde por 19% do total de exemplares. Em seguida vem a Sibipiruna, com 17%. No caso da Monguba, como ela é normalmente atacada por uma praga (Euchroma gigantea), apresenta riscos de queda, principalmente durante o período chuvoso. Outra espécie que também está sendo monitorada é a Sibipiruna, pois como possui galhos com folhas fartas e muito pequenas, acaba colaborando para o entupimento de calhas e bocas-de-lobo.

Quem faz o trabalho preventivo para evitar a queda de árvores é a AMMA, que  através do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) traça um diagnóstico preciso da arborização presente nas vias públicas da cidade (calçadas, ilhas, praças) e determina todas as diretrizes para o plantio, a poda e a retirada de árvores nessas áreas. O plano ajuda a preservar as cerca de 950 mil árvores presentes nas vias públicas da cidade, e que fazem de Goiânia a capital com maior número de árvores por habitantes do Brasil (0,79 exemplar por habitante).

A COMURG faz o trabalho após a queda, ou se a AMMA condenar o espécime. A Companhia de Urbanização comunica à população que quando houver alguma árvore caída na rua, praça ou afins deve solicite a retirada pelos números 062 9 8596-8555/062 3224-8555. (Raunner Vinícius Soares é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também