Prédios com relevância histórica em Goiânia estão pichados

O projeto segue o processo licitatório e a previsão é de iniciar os trabalhos ainda no primeiro semestre deste ano

Postado em: 31-01-2024 às 14h45
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Prédios com relevância histórica em Goiânia estão pichados
Em Goiânia, os monumentos e prédios tombados sofrem com o vandalismo e também com o processo natural de deterioração | Foto: Divulgação/ Colégio Notarial do Brasil

Monumentos e edifícios históricos têm a missão de contar histórias que Goiânia passou ao longo dos tempos. Essas esculturas com grande importância para as antigas e novas gerações devem ter o máximo de preservação. Porém, as pichações nos monumentos históricos da capital chamam a atenção.

Em Goiânia, os monumentos e prédios tombados sofrem com o vandalismo e também com o processo natural de deterioração.

Devido a isso, o colégio mais tradicional da capital, Colégio Lyceu de Goiânia, inaugurado em 1937, se encontra tombado com grandes sinais de deterioração como mofo, rachaduras e alguns locais da instituição correm risco de desabamento. O colégio foi responsável pela educação de várias personalidades goianas, como o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende e o ex-ministro Henrique Meirelles.

Continua após a publicidade

Outros lugares importantes da capital como o Grande Hotel, Teatro Goiânia e a Estação Ferroviária estão passando pela mesma situação. O museu Zoroastro Artiaga foi construído em 1942, e ele também foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2004.

O Iphan aprovou recentemente o projeto de restauração do Museu Zoroastro Artiaga e o Teatro Goiânia. O orçamento previsto para esses reparos é de R$ 6 milhões e meio. O projeto segue o processo licitatório e a previsão é de iniciar os trabalhos ainda no primeiro semestre deste ano.

Já o Teatro Goiânia está aguardando a avaliação do novo Programa de Aceleração do Crescimento, iniciativa do Governo federal que prevê investimentos para os próximos quatros anos para todo o país. A restauração da unidade já está habilitada e a previsão do anúncio é para 2024.

A Secretaria Municipal de Cultura trabalha com o Iphan e faz vistorias periódicas em todos os prédios públicos e patrimônios culturais para verificar a degradação pela ação do tempo, e também aqueles que sofrem com o vandalismo.

O Grande Hotel será o primeiro dos patrimônios culturais a receber reparos, e no próximo trimestre receberá reparos na estrutura, pintura interna e externa

Segundo o projeto, todos eles fazem parte do cronograma de manutenção da Prefeitura de Goiânia que está prevista para esse ano, por parte da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás (Secult) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).

Veja Também