Estragos das últimas chuvas foram minimizados pela Defesa Civil 

Somente na Região Sudoeste foram registrados 42 milímetros de precipitação, em apenas 1 hora e 10 minutos, segundo Cimehgo

Postado em: 02-02-2024 às 11h30
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Estragos das últimas chuvas foram minimizados pela Defesa Civil 
Somente na Região Sudoeste foram registrados 42 milímetros de precipitação, em apenas 1 hora e 10 minutos, segundo Cimehgo | Foto: Defesa Civil

Diante das fortes chuvas registradas nesta semana, a Defesa Civil de Goiânia atuou prontamente para amenizar danos e garantir a segurança da população. As equipes registraram alagamento na Avenida Oriente, no Jardim Curitiba III, onde equipe da Seinfra foi acionada para desobstrução da drenagem. Também houve alagamentos em frente ao Detran-GO e na Avenida Conde dos Arcos no Setor Goiânia II, além de destelhamento no Parque Amazônia. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), somente na Região Sudoeste da Capital foram registrados 42 milímetros de precipitação, em apenas 1 hora e 10 minutos. 

Um dos atendimentos realizados pelos agentes foi referente ao processo erosivo que evoluiu para o bloqueio da via por lama na Avenida Perimetral Norte, no Jardim Ipê. A limpeza do local foi realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).  “No local, foi feita uma obra por uma empresa, o que ocasionou o processo erosivo, ocasionando um risco grande de acidentes. Graças à ação rápida do município, a Defesa Civil detectou e fez o atendimento no local, junto à Seinfra”, relata o coordenador operacional da Defesa Civil, Anderson Marcos.

O coordenador operacional da Defesa Civil destaca que o índice pluviométrico de determinada região serve de alerta para a probabilidade de adversidades climáticas. “Nesta tarde, choveu em uma hora e meia o previsto para 3 dias. Uma quantidade de chuva acumulada em uma certa localidade, que cai em pouco tempo, pode causar grandes inundações. Justamente devido a atuação efetiva e célere, conseguimos evitar maiores transtornos e destacamos a importância de estar sempre em alerta diante do volume de chuvas”, afirma Anderson Marcos.

Continua após a publicidade

O coordenador executivo da Defesa Civil, Robledo Mendonça orienta sobre os cuidados a serem adotados durante o período chuvoso. “É preciso evitar transitar durante as tempestades, não enfrentar vias alagadas, principalmente os motociclistas, e não parar veículos embaixo de árvores, dentre outros cuidados. Também temos observado que pessoas tem se arriscado com brincadeiras em enxurradas, talvez atrás de curtidas em redes sociais, e isso coloca sua saúde em risco, pois essas águas podem estar contaminadas e trazer sérios danos à saúde”, alerta. A Defesa Civil destaca que, em situações emergenciais, a população deve entrar em contato pelo número 153, ou 193 (Corpo de Bombeiros). 

A Companhia de Urbanização de Goiânia registrou ocorrências de quedas de nove árvores e cinco galhos nos seguintes pontos: Rua T-43, Setor Bueno; Rua 619, Setor São José; Rua C-16, Jardim América; Avenida T-63, Jardim América; Avenida Copacabana, Jardim Atlântico; Rua C-3, Vila Canaã; Avenida César Lates, Setor Novo Horizonte; Setor Gentil Meirelles; Avenida Madrid, Jardim Europa.

Veja Também