Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Roubo de celular já representa 85,4% de ocorrências em Goiás

O roubo de celulares é uma situação cotidiana nas grandes cidades e quem mora no estado de Goiás sabe bem que guardar o aparelho no bolso ou em uma bolsa não é garantia de segurança

Postado em: 23-10-2018 às 15h20
Por: Katrine Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Roubo de celular já representa 85,4% de ocorrências em Goiás
O roubo de celulares é uma situação cotidiana nas grandes cidades e quem mora no estado de Goiás sabe bem que guardar o aparelho no bolso ou em uma bolsa não é garantia de segurança

Da Redação

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de Goiás mostram que somente em agosto de 2018 cerca de 1.186 dos furtos registrados pelas vítimas tiveram um smartphone como objeto subtraído por criminosos. Ainda de acordo com o levantamento, na capital, 1.388 pessoas foram às delegacias para registrar o roubo do celular no mesmo mês. 

Continua após a publicidade

Os índices refletem uma preocupação diária relacionada à falta de segurança daqueles que andam nas ruas, no transporte público e até mesmo dentro de seus carros parados no trânsito.

Para aumentar a segurança em relação ao seu aparelho, enquanto você estiver usando na rua para fazer e receber ligações, ler mensagens ou buscar uma informação, siga as seguintes dicas:

Esteja com o IMEI em mãos: com o número que serve como um “RG” do equipamento, é possível bloquear seu celular com a operadora em caso de roubo, furto ou perda. Acesse o portal de Consulta IMEI  para se informar sobre a situação do seu aparelho.

Para saber qual é o IMEI, digite *#06# no seu celular.

Use senhas de bloqueio de tela

Mantenha a segurança de acesso aos dados do aparelho criando uma senha – que pode ser numérica ou de “ligue os pontos”. Assim, ela precisará ser colocada toda a vez que alguém tentar desbloquear a tela.

Faça boletim de ocorrência, se for roubado

Vá até a delegacia mais próxima e registre boletim de ocorrência. Há opções em alguns estados de fazer o registro pela internet. Se informe com a Polícia Civil ou Militar sobre qual é a melhor forma de proceder nesse caso.

Rastreie o aparelho

Tanto celulares com sistema operacional Android quanto iOS têm sistema de rastreamento. No Android, acesse o serviço de gerenciamento dos dispositivos registrados na sua conta Google. Lá, depois de bloquear o dispositivo, é possível apagar todo o conteúdo do seu smartphone e mantê-lo inacessível para o criminoso.

Para localizar equipamentos Apple, acesse sua conta no iCloud ou o aplicativo Buscar iPhone de outro equipamento Apple para rastreá-lo. A informação será mostrada em um mapa. Mas, atenção, não tente recuperar o iPhone sozinho. Informe a localização à polícia.

A Apple ainda dispõe do recurso Modo Perdido, caso o aparelho esteja desligado ou off-line. Assim, é possível apagar o dispositivo remotamente, o que evita que alguém acesse os dados contidos nele.

Contrate um seguro para smartphone

“Ter um seguro para o smartphone é uma forma válida de evitar dor de cabeça. Como realizamos cada vez mais tarefas diárias pelo celular, garantir a proteção do aparelho gera uma tranquilidade, caso aconteça algum problema”, afirma o CEO da Kakau Seguros, Herinque Volpi.

O seguro contra roubo para celular prevê um aparelho novo em caso de roubo, furto ou quebra acidental. Dependendo da apólice escolhida por você, pode estar inclusa assistência técnica e indenização em caso de perda, furto, roubo ou dano. Proprietários de celulares mais tecnológicos e aparelhos com maior valor de mercado são alguns dos beneficiados por essas garantias. 

Veja Também