Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Prefeitura de Aparecida de Goiânia anuncia novo concurso para a Educação

A previsão é que o edital seja publicado em até 90 dias, ou seja, no mês de maio

Postado em: 06-02-2024 às 18h24
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura de Aparecida de Goiânia anuncia novo concurso para a Educação
Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia anunciou nesta segunda-feira (5) um novo concurso público com vagas para diversas áreas, incluindo educação. A última vez que houve um edital desse no munícipio foi em 2013. Porém, após uma década, a rede municipal de ensino contará com mais professores.

De acordo com o decreto de regularização, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia ofertará ao todo 1.316 vagas imediatas de Níveis Médio e Superior de Escolaridade. Do total, 1.016 vagas serão para a Secretaria da Educação. Além disso, também haverá formação de cadastro de reserva.

Segundo a Prefeitura, a previsão é que a publicação do edital ocorra em até 90 dias. Ou seja, os profissionais da educação devem se atentar ao prazo de inscrição a partir do mês de maio. A Secretaria da Fazenda e a de Administração vão ficar responsáveis pelo desenvolvimento da seleção.

Continua após a publicidade

Vagas na Prefeitura

O concurso público da Prefeitura de Aparecida de Goiânia ofertará vagas de Níveis Médio e Superior de escolaridade. Para a Secretaria Municipal de Educação, serão 794 vagas imediatas e 2.391 cadastros reserva para pedagogos, 31 vagas imediatas e 93 cadastros reserva para professor de educação física, e 191 vagas imediatas e 573 cadastros reserva para auxiliar de secretaria.

Conforme a Lei Complementar N° 194, de 13 de Abril de 2022, os salários dos pedagogos e professores de educação física tiveram um reajuste de 10%. Portanto, o atual valor do Piso salarial do Profissional da Educação é de R$ 3.174,78 (três mil, cento e setenta e quatro reais e setenta e oito centavos) mensais, para formação em nível médio e uma jornada de, no máximo, 40 horas semanais.

Além disso, a tabela salarial do Profissional de Educação também sofreu alteração em 2022. Ela dispõe sobre o Plano de Cargos e Salários dos Servidores da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia. Dessa forma, os novos professores concursados podem esperar por uma remuneração maior que a do último concurso público realizado no município.

Último concurso

O último concurso público da Prefeitura de Aparecida de Goiânia ocorreu em 2013. Ao todo, foram 948 vagas para a Secretaria da Educação. O edital ficou a cargo da Universidade Federal de Goiás (UFG) e contou com 13.149 inscritos que efetuaram o pagamento. Destes, 11.703 fizeram as provas, o que representa um índice de 11% de abstenção. 

A realização das provas ocorreu em uma única etapa. Para os cargos de Profissional de Educação I, teve uma prova objetiva e uma prova de redação. Para os demais cargos, foi apenas a prova objetiva. Aliás, esta foi de múltipla escolha (a,b,c,d) e teve entre 40 a 60 questões, sendo necessário obter 50% dos pontos. A Prova de Redação foi composta de um tema no qual o candidato devia desenvolver seguindo uma das propostas contidas na prova e na coletânea de textos.

Veja Também