Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

PUC-GO desativa espaço de Centro Acadêmico sem consultar a comunidade estudantil

O espaço onde abrigava o Centro Acadêmico, agora é ocupado pelo Centro de Línguas do PUC Idiomas

Postado em: 07-02-2024 às 12h10
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: PUC-GO desativa espaço de Centro Acadêmico sem consultar a comunidade estudantil
O espaço onde abrigava o Centro Acadêmico, agora é ocupado pelo Centro de Línguas do PUC Idiomas | Foto: Divulgação/ Diretório Acadêmico Marie Curie

Sem aviso, notificação ou diálogo, os alunos de História, Geografia, Letras, Pedagogia, Matemática, Química e Física, do Diretório Acadêmico Marie Curie, ficaram sem o espaço físico do Centro Acadêmico na Área VI, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

O espaço onde abrigava o Centro Acadêmico, agora é ocupado pelo Centro de Línguas do PUC Idiomas. E, conforme o Diretório Acadêmico Marie Curie informou, o espaço foi desativado pela reitoria em conjunto com a direção da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), sem dialogar com a comunidade acadêmica.

Vídeo: Divulgação / Diretório Acadêmico Marie Curie

Continua após a publicidade

Segundo a presidente do direito acadêmico, Débora Paula Alves Bessa, a desoneração do espaço que era dos alunos se dá pelo descaso e pela dificuldade que é de conseguir um espaço acadêmico. “Os centros acadêmicos são espaços conquistados pelos estudantes para estudo, descanso, jantar, dentre outras coisas,” explica Débora. “Nossa revolta não é ter mudado de sede e sim ter pegado nossos espaços conquistados burocraticamente”, conclui.

A presidente também informou que até o momento não se sabe se o Centro Acadêmico será realocado em outro lugar, mas a direção da Universidade já está marcando uma reunião para a próxima sexta-feira (8), para debater o assunto. 

Nota do Diretório Acadêmico Marie Curie

O Diretório e Centros Acadêmicos, vem por meio desta repudiar a atitude da PUC-GO na Área VI, onde a reitoria em conjunto com a direção da EFPH sem dialogar com a comunidade acadêmica desativaram os espaços físicos dos centros acadêmicos sem qualquer aviso prévio. Estes que foram conquistados por meio de bastante burocracia e muita documentação, de forma desrespeitosa tomaram posse dos móveis que se encontravam nos espaços que foram adquiridos e são utilizados pelos estudantes. Iremos lutar contra qualquer atitude que agrida a comunidade universitária e esperamos um posicionamento da PUC-GO a respeito de tal atrocidade.

Veja Também