Goiânia recebe banda dos fuzileiros navais em comemoração

Serão duas apresentações: No desfile cívico-militar do aniversário da Capital, e na entrega da revitalização do busto de Joaquim Marques Lisboa

Postado em: 24-10-2018 às 08h10
Por: Fernanda Martins
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia recebe banda dos fuzileiros navais em comemoração
Serão duas apresentações: No desfile cívico-militar do aniversário da Capital, e na entrega da revitalização do busto de Joaquim Marques Lisboa

Da Redação

Apresentações durante todo o dia, na avenida 24 de outubro, praça Tamandaré e parque Vaca Brava, marcam a passagem da banda no aniversário da cidade

Continua após a publicidade

Uma das bandas mais tradicionais do Brasil, a do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, pertencente ao 7º Distrito Nacional, se apresenta na Capital, em duas oportunidades e horários distintos para que toda a população possa acompanhar hinos, canções militares e desfiles dos membros.

A primeira oportunidade é no desfile cívico-militar do aniversário de 85 anos de Goiânia, na avenida 24 de outubro, que foi aberto pela banda. O público previsto de mais de 10 mil pessoas conta com a atração inédita percorrendo toda a via a partir das 8 horas.

Já ás 16H30, será a vez da presença da banda na entrega da revitalização do busto de Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, na praça que homenageia o patrono da Marinha Brasileira.

História

A banda de música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília pertence à Marinha do Brasil e foi criada em 2 de setembro de 1961. Mas a história de apresentações dos fuzileiros ficou marcada quando recepcionaram a chegada da corte portuguesa em 1808, com uma vistosa banda do Rio de Janeiro.

As bandas dos Fuzileiros Navais sempre tiveram reconhecida expressão no cenário musical brasileiro e internacional, como músicos como maestro Eleazar de Carvalho, o maestro Francisco Braga, autor do hino a bandeira e o patrono das bandas de música da Marinha do Brasil. Dentre apresentações marcantes no exterior pode-se destacar a participação nas comemorações dos 60 anos de criação do Estado de Israel em 2008. No repertório, sempre execuções de hinos e canções característicos.

 

Veja Também