População goianiense comemora os 85 anos na 24 de Outubro

Desfile na Avenida 24 de Outubro contou com a presença do prefeito Íris Rezende e diversas autoridades

Postado em: 25-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: População goianiense comemora os 85 anos na 24 de Outubro
Desfile na Avenida 24 de Outubro contou com a presença do prefeito Íris Rezende e diversas autoridades

Felipe André

O aniversário de 85 anos de Goiânia foi comemorado de maneira bem tradicional com o desfile cívico-militar na Avenida 24 de Outubro em Campinas, bairro mais antigo da capital goiana. As festividades tiveram início por volta das 8h e a expectativa era de que 10 mil pessoas estivessem presentes. O prefeito de Goiânia Íris Rezende (MDB) compareceu para o desfile cívico-militar. Enquanto o governador do Estado de Goiás José Eliton (PSDB) que foi derrotado no primeiro turno por Ronaldo Caiado (Democratas) não participou e foi representado. 

Continua após a publicidade

O desfile contou com a presença das Forças Armadas, como a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, das corporações militares, como a Polícia Militar de Goiás e o Corpo de Bombeiros e de demais instituições de segurança pública, como a Polícia Civil de Goiás, a Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia. 

Este ano o evento contou pela primeira vez a  participação especial da Banda do Grupamento dos Fuzileiros Navais de Brasília (Banda da Marinha). Totalizando assim sete mil pessoas.

Mesmo sem contar com uma estimativa de público pela Polícia Militar, os moradores da capital goiana estavam animados com os desfiles. Bandas escolares também se apresentaram, assim como assistência social e grupos religiosos.

Programação

Às 9h teve o início o Goiânia Pulsa na Praça do Sol que contou com apresentações artísticas, brinquedos, jogos, gastronomia além de um bolo para que o prefeito Íris Rezende ao lado de auxiliares cantassem parabéns para Goiânia e o bolo foi então distribuído para algumas pessoas presentes.

No período da tarde houve a entrega da restauração do busto do Almirante Tamandaré, na Praça Tamandaré e contou com a apresentação da Banda do Grupamento dos Fuzileiros Navais de Brasília.

Às 18h aconteceu a premiação dos vencedores do concurso de redação “Almirante Tamandaré”, da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), em parceria com a Marinha do Brasil, também na Praça Tamandaré.

Participaram do concurso 42 alunos do Ensino Fundamental, Ciclo II, de cinco unidades de ensino municipais. De acordo com o regulamento, puderam concorrer redações dos mais variados gêneros textuais, de acordo com o conteúdo ensinado no momento em cada escola. Dos 42 textos, dez foram selecionados para ir a julgamento pela comissão julgadora, na qual premiará os três primeiros colocados.

O concurso teve como objetivo incentivar e valorizar a leitura e escrita dos alunos do ensino fundamental da rede municipal de Educação e ampliar os conhecimentos acerca da história do Brasil e de Goiânia. Além disso, a iniciativa visou a valorização do Almirante Tamandaré, cujo nome foi dado ao bem imaterial goianiense e que será revitalizado pela Marinha Brasileira. 

Espetáculo

Às 18h30, teve a abertura do espetáculo Show nas Águas, no Parque Vaca Brava, em parceria com um shopping da o setor Bueno. O show, inédito em Goiânia, contou com uma projeção de vídeos numa tela de água. A programação de aniversário da Capital se encerrou com a tradicional missa solene, às 19h, na Catedral Metropolitana, na Rua 10, Setor Central.

Esse espetáculo acontece há 14 anos no Parque Ibirapuera em São Paulo. Para sua exibição em Goiânia teve uma tela de 162 de metros quadrados e além das projeções foi acompanhado por efeitos sonoros para animar o público presente. 

O alvo foram os prédios históricos, como o Palácio das Esmeraldas, construções e monumentos Art Déco, como o Teatro Goiânia e a antiga Estação Ferroviária, símbolos de Goiânia como o Estádio Serra Dourada e o Centro Cultural Oscar Niemeyer, as atrações de lazer da cidade; as comidas típicas; a agropecuária e a música estão no roteiro da apresentação que será exibida ao público na grande tela de água. (Felipe André é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)

Veja Também