Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Goiás está em situação de emergência por dengue

O estado já possui quase 30 mil casos notificados da doença, um aumento de 99% em relação ao mesmo período de 2022

Postado em: 09-02-2024 às 18h43
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás está em situação de emergência por dengue
Foto: iStock

Goiás se encontra em situação de emergência por doenças infecciosas virais, conforme reconheceu o Governo Federal nesta sexta-feira (9). Em 2024, o estado vivencia um surto de casos de doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegipty, com o aumento expressivo no número de casos de dengue. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), o estado já possui quase 30 mil casos notificados da doença, um aumento de 99% em relação ao mesmo período de 2022.

Por conta disso, Goiás está em estado de emergência a nível estadual devido ao reconhecimento da epidemia de dengue. Atualmente, 61 municípios goianos estão em estado de crise com a criação de 52 gabinetes para lidar com o problema. Ainda segundo a SES-GO, seis pessoas já faleceram em virtude do vírus. Além da dengue, também há uma alta no número de casos de zika. Já houve a confirmação de 59 casos, sendo 4 deles em gestantes. Portanto, o combate ao mosquito é uma necessidade.

De acordo com o Governo de Goiás, a principal estratégia para diminuição dos casos é combater o Aedes Aegypti. Isso porque o inseto transmite tanto o vírus da zika quanto o da dengue. Por isso, evitar que ele nasça pode diminuir significativamente a infestação e, consequentemente, a transmissão dos vírus. Além disso, o estado também está trabalhando na melhor forma de proteção contra as doenças. Nesta sexta-feira (9), se inicia a primeira etapa de vacinação contra a dengue.

Continua após a publicidade

Vacinação em Goiás

Conforme a SES-GO, Goiás recebeu 72.818 mil doses da vacina contra a dengue (Qdenga). O primeiro grupo a receber o imunizante são crianças de 10 a 11 anos. Cidades com mais de 100 mil habitantes e alta transmissão da dengue tipo 2 terão prioridade na vacinação. Ao todo, serão duas doses, que terão um intervalo de três meses entre as aplicações.

Nesta sexta-feira (9), a Prefeitura de Goiânia recebeu 34.234 doses da vacina Qdenga. Atendendo determinação do Ministério da Saúde e pactuação do Conselho Estadual de Secretaria Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems) e Governo Estadual, a vacinação será iniciada na próxima quinta-feira (15).

Veja Também