Especialista explica vantagens de adotar cães com raças que devem ser ‘sorteados’ por Caiado

Em vídeo publicado no Instagram, ele anunciou, direto de sua fazenda no interior, que fará a doação de cinco filhotes da raça Terrier Brasileiro

Postado em: 15-02-2024 às 12h00
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Especialista explica vantagens de adotar cães com raças que devem ser ‘sorteados’ por Caiado
Maria Elisa Rizzini é veterinária e juíza de exposições caninas em Goiás há mais de 20 anos | Foto: Reprodução

Nesta terça-feira de carnaval (13), milhares de goianos ficaram surpresos ao descobrir que poderão ter a chance de ganhar filhotes de cachorro diretamente do governador Ronaldo Caiado em um sorteio que anunciou nas suas redes sociais. Em um vídeo publicado no instagram, ele anunciou, direto de sua fazenda no interior, que fará a doação de cinco filhotes da raça Terrier Brasileiro, três machos e duas fêmeas, popularmente conhecidos como fox paulistinha e um casal do Pastor Belga, conhecido como Malinois. Na postagem, incluiu as seguintes regras: morar em Goiás, segui-lo no instagram e comentar na publicação.

Contudo, o cuidado com os cachorros necessita de atenção especial, em particular aos filhotes, para que ambos o tutor e o cachorro possam ter uma vida plena dentro da conformidade com o objetivo e o ambiente escolhido para o animal. Isto porque as duas raças são de cães ativos que precisam de um espaço, além disso, uma tutoria especializada por um profissional pode ajudar numa melhor qualidade de vida animal.

Por isso, a reportagem entrevistou a veterinária Maria Elisa Rizzini, que também é juíza da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). Segundo ela, o fox paulistinha advém da criação do animal nas fazendas do interior paulista. Por muitos anos a raça não foi reconhecida como uma casta oficial e só passou a ser aceita após uma ação da CBKC em registrar o animal como membro brasileiro da família terrier. 

Continua após a publicidade

O cachorro é considerado de pequeno a médio porte, podendo pesar entre 6 a 10 quilos e não ultrapassa os 40 centímetros de altura com as patas ao chão, além disso geralmente apresenta a pelagem curta e tricolor que pode variar entre preto, marrom e branco. “A raça ficou cerca de 10 anos sem a certificação e só depois da terceira geração dos filhotes cadastrados que conseguiram o pedigree. Hoje em dia eles participam de exposições internacionais junto com raças famosas”, diz Elisa. 

Ainda diz que o Terrier Brasileiro nasceu como cão de caça nestas remotas fazendas em que ajudava os donos com o rastreamento de presas. Por isso, ela conta que é até hoje considerada como um cão protetor que, se treinado bem, é um excelente guarda costa e ideal para proteger a família. Inclusive, diz que é um grande aliado aos pequenos na família, não deixando estranhos chegarem perto das crianças, tanto que enfatiza o papel do bicho em manter a casa segura. “Casa com Terrier Brasileiro não tem rato, porque só do cheiro já deixa o animal desperto”, diz Elisa de uma forma segura.

Contudo, a veterinária diz que há oportunidade para a criação dentro de um lugar mais fechado como um apartamento caso haja permissão do condomínio, porém, deve ser alinhado uma educação animal. De acordo com ela, os terriers brasileiros são propensos ao hábito de latir quando algo estranho acontece, mas que podem ser treinados para um “bom condicionamento”, como diz ela.

Outra vantagem do fox paulistinha é a sua boa saúde ao longo da vida e não tendo propensão para doenças genéticas como o fox terrier, o “paulistinha” é considerado como “rústico” por ter uma boa performance em atividades físicas. Também, ela diz que não é necessário o banho e a tosa repetidas vezes ao ano por causa de sua pelagem curta, que também o ajuda a não ter mau cheiro.

Já o Pastor Belga é um cão de médio porte oriundo da europa ocidental, que pode chegar a mais de 50 quilos e 50 centímetros de altura com as quatro patas ao chão. É conhecido por ser um cão trabalhador, e como o nome sugere, um bom cão de pastoreio como o tradicional border-collie. Dito isso, compartilha muitas das vantagens do terrier brasileiro como a capacidade em proteger um local ou sua casa e alta performance e saúde em atividades físicas.

Veja Também