Prefeitura de Goiânia começa mutirão para a remoção de entulho a frente de aumento de casos de dengue

Força-tarefa da prefeitura vai percorrer todas as regiões de Goiânia com o intuito de eliminar os criadouros do Aedes aegypti

Postado em: 17-02-2024 às 12h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura de Goiânia começa mutirão para a remoção de entulho a frente de aumento de casos de dengue
Vale lembrar que os casos destas doenças continuam em alta e Goiás segue com alerta máximo para o vírus em estado de epidemia | Foto: Reprodução/Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia iniciou, nesta quinta-feira (15/2), um mutirão de remoção de entulhos na Região Norte da Capital. A ação é uma das medidas planejadas para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Vale lembrar que os casos destas doenças continuam em alta e Goiás segue com alerta máximo para o vírus em estado de epidemia.

“É sabido que o mosquito se reproduz onde existe água parada e que o acúmulo de lixo e entulhos propicia a formação de pequenas ‘piscinas’, ideais para depósito dos ovos. Por isso, vamos realizar a força-tarefa de limpeza, que vai começar pela Região Norte, alcançando 46 bairros da Capital nos próximos dez dias”, afirmou o presidente da Comurg, Alisson Borges, em nota.  

A expectativa da prefeitura é que sejam removidas cerca de três mil toneladas de entulhos, por dia, em setores como Residencial Maria Alice, Residencial Orlando de Morais, Conjunto Samambaia, Residencial dos Ipês, Loteamento Morada dos Sonhos, Loteamento Goiânia 2, Jardim Bom Jesus, Chácaras Califórnia, Residencial Paraíso, dentre outros. A força-tarefa da prefeitura vai percorrer todas as regiões de Goiânia com o intuito de eliminar os criadouros do Aedes aegypti. 

Continua após a publicidade

“Neste momento, pedimos a colaboração dos moradores da Região Norte para colocar para fora os entulhos que por ventura existam em seus quintais para que façamos o recolhimento com o maquinário e mão de obra da Comurg”, explica o prefeito Rogério Cruz.

A companhia ressaltou ainda que o combate do mosquito exige esforço da população e dos moradores da Capital. Segundo a entidade, basta um único morador se descuidar do seu quintal, que toda a vizinhança pode ser exposta ao perigo de doenças extremamente graves.

Além da questão da saúde, o descarte correto de lixo e entulho pode diminuir as ocorrências de alagamentos por deixar limpo os bueiros e bocas de lobo de Goiânia e melhorar o sistema de drenagem na Capital.

Veja Também