Revitalizações asfálticas já atingiram mais de 100 bairros da capital

Prefeitura tem investido na revitalização da capa asfáltica, iluminação pública, terraplanagem e pavimentação

Postado em: 23-02-2024 às 08h00
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Revitalizações asfálticas já atingiram mais de 100 bairros da capital
Programa 500km deve receber até R$ 357 milhões para revitalização do asfalto | Foto: Divulgação

Desde agosto de 2023 a prefeitura de Goiânia iniciou o projeto 500km que está fazendo a reconstrução asfáltica de 600 ruas e avenidas da cidade. Até a conclusão, o investimento total será de R$ 357 milhões, com prazo para finalizar todos os trechos mapeados até o final de 2024.

O projeto 500 KM tem por objetivo atender demandas que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) recebe por meio dos diversos canais. Conforme o secretário da pasta, Denes Pereira, os critérios para escolha das vias prioritárias, como a Independência, 85 e T-9, foram totalmente técnicos. 

“A maioria das ruas e avenidas de Goiânia tem entre 30 e 50 anos. A prefeitura se organizou, se planejou, para tão logo terminasse um programa tão importante como o 630, já estivéssemos aptos e prontos para lançar mais de 500 quilômetros de recapeamento da cidade de Goiânia”, destacou o titular da Seinfra.

Continua após a publicidade

Considerando as dezenas de obras na cidade, o prefeito Rogério Cruz realizou na última semana mais uma rodada de vistorias por obras de infraestrutura em Goiânia. Foram verificados oito pontos, incluindo intervenções de revitalização da capa asfáltica, iluminação pública, terraplanagem e pavimentação, além de recuperação de galeria e recomposição de pista.

A primeira obra vistoriada foi na Avenida Doutor José Hermano, no Jardim Vitória, que integra o programa 500 Km, recebendo a manutenção e revitalização da capa asfáltica, além de manutenção da iluminação pública. Na ocasião, o Rogério destacou a importância do trabalho desenvolvido em parceria com os vereadores, que levam as demandas da população até o Executivo.

Para não prejudicar a fluidez no trânsito da capital, muitas das intervenções estão sendo feitas por escalonamento. “Estamos trabalhando a quatro mãos, com a engenharia de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade. A determinação do prefeito é muito clara no sentido de que nós possamos fazer a obra em trechos, para que possamos tocar essas obras que são extremamente importantes, impactando minimamente”, explicou Denes.

“Esse é o trabalho que estamos fazendo, juntamente com os nossos vereadores, cuidando da nossa cidade. Nós estamos juntos, porque juntos vamos construir a cidade que queremos”, disse o prefeito. Na ocasião, a comitiva da prefeitura também visitou os serviços da Avenida Marginal Cascavel, no Jardim América. 

O local recebe trabalhos de recuperação de galeria e recomposição de pista. Durante a vistoria, o prefeito falou sobre as obras conduzidas no cruzamento das ruas C-106 e C-107. “Estamos preparando para abrir essa via para que seja mais uma opção de acesso para a Marginal Cascavel. É mais uma opção para trafegar em direção à Avenida T-2”, explicou.

Rogério Cruz também acompanhou o andamento das obras de recuperação asfáltica na Rua I e na Rua Benjamin Constant, na Vila Abajá, onde é feita também a manutenção da iluminação pública. “Nós estávamos precisando muito desse recapeamento. Há 20 anos que essa rua só recebe tapa-buraco, que piorava a situação da via. Agora sim um serviço digno no nosso setor”, comentou o aposentado José Ricardo da Silva.

A última obra vistoriada foi a de manutenção e revitalização da capa asfáltica do Residencial Paulo Estrela. Francis Doutor de Oliveira, morador da região, afirmou que o problema era histórico e que a atual gestão deu a atenção necessária. “É um serviço em prol da nossa comunidade, que estava sofrendo. Os prefeitos anteriores não deram atenção para a Região Leste. O prefeito Rogério assumiu e agora o serviço está 100%”, afirmou.

“A Região Leste tem sido uma grande prioridade. É uma região em que nós estamos trabalhando muito, mostrando muitos resultados. Nós temos essa atenção especial porque é uma região que por muito tempo ficou sem receber nada, absolutamente nada. E nós estamos atacando essa região com toda a força. São várias ruas recebendo asfalto e que logo em seguida vão receber sinalização. Estamos trocando a iluminação por LED e melhorando a segurança das vias públicas”, disse o prefeito Rogério.

Revitalização asfáltica da Região Norte

A região norte da capital também será beneficiada com obras de melhoria e manutenção da prefeitura de Goiânia. Na última quarta-feira (21) uma ordem de serviço para revitalização asfáltica de mais 13 vias foi assinada pelo prefeito Rogério Cruz. Os trabalhos fazem parte do Programa 500 km e beneficiam a Vila Jardim Pompéia e a Vila Jardim São Judas Tadeu. 

“É uma satisfação imensa poder alcançar a população da Região Norte com benfeitorias como essas. Estamos atendendo os moradores no Mutirão, ouvindo as demandas e já executando. Nosso compromisso é em realizar cada vez mais entregas aos goianienses”, destacou o prefeito Rogério, durante a assinatura da ordem de serviço, realizada na Avenida Rondônia, uma das vias que receberão recapeamento asfáltico na região. 

O secretário de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira, ressaltou o empenho das equipes em entregar trabalho de qualidade. “Por determinação do prefeito Rogério, todos os trabalhos de revitalização asfáltica estão sendo executados com excelência. É asfalto de qualidade para toda a população, com atenção especial às regiões que eram esquecidas por gestões passadas”, afirmou.

Morador da região há 50 anos, Ovídio Serafim conta que chegou no bairro quando a Avenida Rondônia ainda não era pavimentada. “Hoje ela é uma avenida importante e precisa de atenção, assim como as outras ruas aqui da nossa região. Fiquei muito satisfeito em saber que vamos receber asfalto novo”, comemorou.

Veja Também