SMS orienta população sobre prevenção de doenças em alagamentos

Em função do período chuvoso, os cuidados são essenciais para evitar males como a hepatite A, diarreia e leptospirose

Postado em: 29-10-2018 às 15h10
Por: Fernanda Martins
Imagem Ilustrando a Notícia: SMS orienta população sobre prevenção de doenças em alagamentos
Em função do período chuvoso, os cuidados são essenciais para evitar males como a hepatite A, diarreia e leptospirose

Da Redação

Com o período de intensificação das chuvas, cresce o risco de ocorrência de alagamentos, inundações e enchentes. Para evitar doenças que podem ser causadas por esses desastres naturais, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) alerta sobre os cuidados que devem ser tomados com o consumo de água, alimentos e transmissão de enfermidades perigosas. 

Continua após a publicidade

Para ajudar a população a se manter protegida e informada a respeitos dos  riscos, a SMS criou uma cartilha sobre como agir em casos de chuvas e alagamentos. O material está disponível eletronicamente para download . “Essa é uma medida unificadora de orientação à saúde que criamos para todos moradores do município”, afirma o gerente de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Saúde de Goiânia, Leandro Nascimento. 

A cartilha possui um índice com os principais temas de orientação como: Kit para emergência, cuidados com a água para consumo humano, cuidados com alimentos, esclarecimento sobre doenças, prevenção de acidentes por animais peçonhentos, limpeza e desinfecção da caixa d’água, prevenção de doenças infecciosas respiratórias e tétano.

Segundo Leandro Nascimento, a principal medida de prevenção é evitar o contato direto com a água contaminada. “A população deve  evitar o  contato com a água de enxurrada. Em casos de emergência,  os pés e as mãos precisam estar protegidos, pois qualquer ferimento aberto pode facilitar a transmissão de doenças”, explica. 

As principais doenças que podem ser contraídas em decorrência da contaminação da água e dos alimentos são:  cólera, diarreia, febre tifoide, hepatite A, giardíase, amebíase, verminoses e leptospirose. “É preciso estar atento aos sintomas das doenças e, se houver algum indicio de contaminação, procurar uma unidade de saúde para a realização de exames laboratoriais”, destaca o gerente da SMS.

 

Veja Também