Aparecida com apoio do Ibama fiscaliza Serra das Areias

Os titulares da Secretaria do Meio Ambiente de Aparecida e do Ibama em Goiás discutem novas ações de fiscalização da área

Postado em: 01-03-2024 às 09h00
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida com apoio do Ibama fiscaliza Serra das Areias
Os titulares da Secretaria do Meio Ambiente de Aparecida e do Ibama em Goiás discutem novas ações de fiscalização da área | Foto: Reprodução/Prefeitura de Aparecida

O Parque Serra das Areias esconde muitas belezas naturais da grande e urbana Região Metropolitana de Goiânia. Localizado a poucos quilômetros do perímetro de Aparecida de Goiânia e com uma área de 59,66 quilômetros quadrados, ou 2.890 hectares, e abriga muitas trilhas, mirantes, grutas e até cachoeiras que são acessíveis ao público. Com isso, é de se imaginar que a área também seja casa de matas nativas e animais silvestres que merecem os mesmos direitos à saúde, segurança e à vida. 

Para este objetivo, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida (Semma) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Goiás se reuniram em uma visita à Serra das Areias para estudar novas ações de segurança ambiental. O foco da ação tem objetivo de A ação teve o objetivo de estabelecer ações de parcerias para conservação e preservação da reserva, atendimento a animais silvestres, capacitação de uma brigada de incêndio, fiscalização para coibir crimes ambientais, além de ações para recuperação de nascentes com plantio de espécies nativas e projeto de agrofloresta para uma área pública degradada.

De acordo com a titular da Semma, Valéria Pettersen, os dois órgãos irão reunir esforços a fim de cumprir as metas estabelecidas nas reuniões para cada entidade agregada. “O Ibama vai cooperar e capacitar nossa equipe da Semma para que possamos ampliar as nossas atuações de conservação, preservação e fiscalização. Além disso, preparar pessoas da comunidade para criação da brigada de incêndio e vamos firmar parceria com proprietários de chácaras na Serra das Areias para que possamos ampliar ações de proteção, valorização e preservação do Cerrado”, afirmou Valéria Pettersen.

Continua após a publicidade

O superintendente do Ibama em Goiás, Nelson Galvão, afirmou da importância natural da Serra das Areias para toda a região metropolitana não só pelo seu valor natural, mas como estratégico na distribuição de água para mais de 40 bairros de Aparecida. “O Ibama vai contribuir tecnicamente para que a Serra das Areias volte a ter uma recarga maior de lençol freático, proteção e preservação do bioma Cerrado. Deparamos hoje com sinais de degradação e precisamos atuar em conjunto para que a Serra não perca sua biodiversidade”.

Além da área de preservação há mais de 136 propriedades particulares como chácaras e fazendas, cujos proprietários devem por lei preservar a fauna, a flora e os recursos naturais, como estabelece a legislação. A legislação obriga os proprietários de terras dentro do parque a proteger e conservar a natureza local, com a responsabilidade do governo de fiscalizar e promover ações de conservação, com isso, mantêm os direitos das propriedades privadas. 

Apesar do local ser em grande parte da propriedade privada, ainda existe um turismo forte na região dentro da área de proteção em busca das belezas naturais e trilhas ecológicas, porém, vale lembrar que é proibido a prática desse esporte na APP que foi instituída ainda em 2015. Além disso, também ocorre dentro da APP o descarte de lixo, entulho, e incêndios provocados por ações humanas que degradam a biodiversidade do parque e põe em risco a vida selvagem do local.

Veja Também