OVG é parceira de Seminário Mundial de Alimentação

O evento será realizado no auditório da Superintendência Executiva de Agricultura, no Setor Leste Universitário.

Postado em: 31-10-2018 às 12h40
Por: Katrine Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: OVG é parceira de Seminário Mundial de Alimentação
O evento será realizado no auditório da Superintendência Executiva de Agricultura, no Setor Leste Universitário.

Da Redação

O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Goiás (Conesan) realiza nesta quarta-feira, dia 31, a partir das 14 horas, a sétima edição do Seminário de Celebração ao Dia Mundial de Alimentação. Este ano, o evento tem como tema principal o projeto #Fome Zero até 2030, desafio adotado por diversos países. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), responsável pelo Programa Restaurante Cidadão, que está inserido na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, é parceira da iniciativa. O evento será realizado no auditório da Superintendência Executiva de Agricultura, no Setor Leste Universitário.

Continua após a publicidade

Após a posse da nova diretoria do Conselho, serão realizadas duas palestras: “Situação Atual da Merenda Escolar no Estado de Goiás em relação a Segurança Alimentar e Nutricional”, ministrada pela gerente da Merenda Escolar, Fátima Costa e Silva. O outro tema abordado será “Nossas ações são nosso futuro. Um mundo #fomezero para 2030 é possível”, com nutricionista Tânia Aparecida Castro. Haverá debate e sorteio de brindes.

A OVG montará um estande no local em que mostrará ao público os bordados confeccionados nas unidades da instituição, além de distribuir panfletos com informações sobre seus programas e ações em todo o Estado. A nutricionista Lohanne de Castro também tomará posse como conselheira, representando a Organização.

Mais de 13 mil refeições diárias

O Restaurante Cidadão foi criado com o objetivo de oferecer à população mais carente uma alimentação saudável, saborosa, econômica e de qualidade. A primeira unidade foi inaugurada em julho de 2003, na Avenida Goiás, no Centro da capital. Hoje são 14 unidades em todo o Estado que servem mais de 13 mil refeições diariamente. O cardápio é elaborado com base no Programa de Alimentação do Trabalhador, do Ministério do Trabalho e Emprego, e acompanhado por nutricionistas que cuidam da qualidade e da armazenagem adequada dos produtos.

Luta contra a fome

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente no dia 16 de outubro ‒ data de fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura FAO, em 1945 ‒ para estimular a sensibilização e a ação em escala mundial em favor das pessoas que sofrem com a fome e responder à necessidade de garantir a segurança alimentar e nutricional para todos. São realizados eventos em mais de 130 países de todo o mundo, sendo um dos dias mais celebrados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Hoje, 821 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a subalimentação crônica, segundo o documento “O Estado da segurança alimentar e a nutrição no mundo em 2018”. 

Veja Também