Cmeis de Goiânia restringem matrículas para o próximo ano

Aproximadamente um terço das vagas do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmeis) de Goiânia não aceitará matrículas de crianças a partir de

Postado em: 01-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cmeis de Goiânia restringem matrículas para o próximo ano

Aproximadamente um terço das vagas do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmeis) de Goiânia não aceitará matrículas de crianças a partir de três anos e sete meses para o ano letivo de 2019. As famílias que pretendiam manter seus filhos matriculados na pré escola em Cmeis que atendem período integral da Capital em 2019 foram pegas de surpresa e avisadas em reunião e por bilhete que deverão buscar opções de período parcial para seus filhos, já nos próximos meses. 

Crianças acima dessa faixa etária serão remanejadas para outras unidades de período parcial e, de acordo com o Plano Nacional de Educação, é dever do poder público ampliar a oferta de vagas para crianças de 0 a 3 anos em creches. Já a Proposta de Emenda à Constituição nº 59/2009 coloca o atendimento de crianças de 4 e 5 anos como parte da Educação Básica obrigatória.

Uma funcionária de uma das creches que terá a realocação de turmas, que não quis se identificar, informou que o que foi repassado aos pais são informações públicas e que ela [funcionária] se limitaria a falar somente isso, mas que a reação dos responsáveis são de espanto, pois a notícia os pegou de surpresa e no próximo ano essas famílias já não serão assistidas pelos Cmeis que, o que pode atrapalhar a rotina dos responsáveis que não tem com quem deixar seus filhos no período fora da escola.

Continua após a publicidade

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) informa que “tem como prioridade promover o acesso de mais crianças à Educação Infantil. Entre as medidas adotadas, está a reorganização de turmas nas unidades de ensino para uma melhor distribuição dos alunos nas instituições, resultando na inclusão de crianças que estão na fila de espera. Vale ressaltar que o estudo de rede realizado objetiva remanejar as crianças na faixa etária de 5 anos e, em alguns casos, se faz necessário o remanejamento das turmas de 4 anos. As medidas estão previstas para menos de um terço das instituições de Educação Infantil”.

“Os esforços da SME em realocar os alunos de pré-escola visam a ampliar a oferta de vagas para a faixa etária que apresenta a maior demanda manifesta. O atendimento às crianças realocadas já está previsto nas instituições com Educação Infantil mais próximas, cabe aos responsáveis somente a realização da transferência do aluno, que é feita online, por meio do Portal da Secretaria Municipal de Educação e Esporte. Os pais estão sendo comunicados das mudanças de forma gradativa e a vigência será para o início do ano letivo de 2019, previsto para o final de janeiro”, finaliza a nota.  

Veja Também