Cemitérios recebem últimos reparos

Presos cuidam dos concertos e GCM da segurança nos cemitérios públicos de Goiânia

Postado em: 01-11-2018 às 11h30
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cemitérios recebem últimos reparos
Presos cuidam dos concertos e GCM da segurança nos cemitérios públicos de Goiânia

A prefeitura também usa mão de obra dos presos para recuperação desses locais públicos

Thiago Costa

Os cemitérios sob a responsabilidade da Prefeitura de Goiânia recebem os últimos reparos e limpeza nos túmulos para o feriado do Dia dos Finados. A ação que antecede o feriado em homenagem aos mortos, proporciona a prestação de serviços à sociedade, que muitas vezes não consegue cuidar desses túmulos. Os cemitérios Santana, Parque, Vale da Paz e Jardim da Saudade devem receber cerca de 600 mil visitantes e estarão abertos das 6h às 18h30.

Continua após a publicidade

A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) fará toda a segurança interna e externa a partir de hoje (1°) até o próximo sábado, período de grande movimentação nesses locais, afim de prevenir que a população sofra  pequenos delitos, que são comuns em locais com grande aglomeração de pessoas

Segundo o comandante da GCM, José Eulálio, serão destinados 100 guardas e 25 viaturas para o patrulhamento nesses dias, nos quatro cemitérios administrados pelo município: Santana, Vale da Paz, Jardim da Saudade e Parque.

O comandante também informou que a área operacional convocou os comandantes das Unidades de Comando Regional (UCRs), nas regiões que abrangem os cemitérios, para darem apoio aos guardas. As equipes se apresentarão às 6h em cada um dos quatro cemitérios e ficarão nos locais até o fechamento dos portões.

A prefeitura também usa mão de obra dos presos para recuperação desses locais públicos. De acordo com o promotor responsável pelo projeto Recuperando Pessoas e Parques, Marcelo Celestino, “o motivo foi a necessidade de gerar trabalho para os presos, porque a prefeitura precisa de servidores para recuperar as praças e há esse interesse por parte do município, por ser uma mão de obra mais barata e também porque mostra para à sociedade que os presos estão interessados em se resocializar”, comenta.

O promotor pondera que todos os anos, quando chega às vésperas do feriado de finados, os cemitérios estão impróprios para visitações, foi então que  surgiu a ideia de levar à prefeitura a proposta de levar presos do regime semiaberto para trabalharem nos locais. “Eles [os presos] estão trabalhando nesses cemitérios há mais de 90 dias. Já recuperaram muitas coisas”, conlui o promotor.

Com a segurança prestada pela CGM e os cemitérios cuidados pelo projeto idealizado pelo promotor Marcelo Celestino, goianienses se sentirão mais seguros e confortáveis nesse dia que, para muitos, é um dia de orações e reflexões, momento que preocupar com reparos em túmulos seria uma tarefa difícil, já que cada cemitério recebe, também, visitantes de outros municípios.  

Veja Também