Governo de Goiás inaugura nova sede da Seção Integrada de Monitoração Eletrônica

Goiás é o quarto estado no país em número de monitoração eletrônica

Postado em: 06-03-2024 às 22h03
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo de Goiás inaugura nova sede da Seção Integrada de Monitoração Eletrônica
R$ 69 milhões foram investidos na nova sede e nos equipamentos de monitoramento | Foto: Adalberto Silva

O Governo de Goiás inaugurou nesta quarta-feira (06/03) a nova sede da Seção Integrada de Monitoração Eletrônica (Sime). A solenidade foi realizada no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, do diretor-geral de Polícia Penal, Josimar Pires, e outras autoridades.

A Sime é responsável pela gestão do serviço de monitoração eletrônica do estado, que acompanha à distância pessoas submetidas a medidas cautelares, condenadas por sentença transitada em julgado ou em medidas protetivas de urgência. O novo espaço está localizado no Setor Oeste, em Goiânia, e foi equipado com aparelhos modernos, inclusive um vídeo wall, que permite aos policiais penais acompanhar em tempo real e com alta resolução a localização dos custodiados, ocorrências e eventuais violações das medidas judiciais impostas.

Investimento

O investimento estadual para a nova sede e aluguel dos equipamentos de monitoração eletrônica foi de R$ 69 milhões. O governador Ronaldo Caiado destacou que a entrega da nova sede da Sime é mais um passo importante para fortalecer a segurança pública em Goiás. “Esse sistema de monitoramento é capaz de dar maior segurança às pessoas, às vítimas, bem como para nossos policiais, que vão ter que enfrentar aquele cidadão que não está cumprindo uma ordem legal”, afirmou.

Continua após a publicidade

Atualmente, Goiás é o quarto estado no país em número de monitoração eletrônica, com 7.890 custodiados com tornozeleiras e 423 mulheres com o botão antipânico. A Polícia Penal de Goiás conta com a previsão de implementação de um aditivo contratual que expandirá a capacidade para 10.000 tornozeleiras e 625 botões do pânico no estado.

Benefícios

O diretor-geral de Polícia Penal, Josimar Pires, explica que o sistema de monitoração eletrônica contribui para a redução da criminalidade. “Os regimes semiaberto e aberto encontram-se nesta monitoração eletrônica, o que facilitou o trabalho na redução da criminalidade do estado de uma forma geral”, pontuou.

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum, reforça que a tecnologia aliada à segurança pública garante uma resposta rápida em casos de violações de medidas judiciais. “Estamos dando condições para que as nossas polícias possam dar essa resposta rápida”, concluiu.

Veja Também