Em Goiânia, a primavera pede passagem com suas cores

Algumas flores, por seu colorido e delicadeza, chamam mais atenção como orquídeas, jasmim, violetas, crisântemos, rosas, girassóis e margaridinhas

Postado em: 01-11-2018 às 15h25
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Em Goiânia, a primavera pede passagem com suas cores
Algumas flores, por seu colorido e delicadeza, chamam mais atenção como orquídeas, jasmim, violetas, crisântemos, rosas, girassóis e margaridinhas

Da Redação

A chegada da Primavera, no último dia 23, já tem mudado a paisagem e feito os goianienses sentirem na pele e no meio ambiente as alterações trazidas pela nova estação, cuja principal característica é o reflorescimento das espécies. Algumas flores, por seu colorido e delicadeza, chamam mais atenção como orquídeas, jasmim, violetas, crisântemos, rosas, girassóis, margaridinhas, entre outras.

Continua após a publicidade

Quem mora próximo a grandes áreas verdes tem o privilégio de estar em contato todos os dias com esse colorido especial e aromas, o que segundo especialistas, agrega em muito para a qualidade de vida. Moradores de condomínios horizontais como o Aldeia do Vale, localizado na região leste de Goiânia, tem essa sorte. O residencial possui mais de 1,5 milhão de metros quadrados de área verde, o que inclui uma área de preservação permanente (APP),  mata ciliar, lagos e praças.

Nessas áreas estão reunidas mais de  quatro mil árvores de 72 espécies diferentes e que nessa época montam um cenário de cores vibrantes. “Esse contato com a natureza traz uma maior qualidade de vida e também um clima mais agradável para os moradores e para o entorno do condomínio”, salienta o diretor de meio ambiente do condomínio horizontal, Ovídio Palmeira Filho.

O engenheiro agrônomo Elton Carlos explica que a primavera é o momento em que a fauna e flora saem do período de dormência e pausa, vivido durante o outono e inverno, que é quando as plantas guardam energia e perdem suas folhas, processo necessário para encarar o clima seco e frio dessas duas estações. “A primavera vem para dar início ao novo ciclo de vida na natureza. Com a elevação das temperaturas nessa época, as árvores deixam de economizar energia e vemos com isso uma grande floração, pois a seiva volta a circular, liberando energia e dando vida ao vegetal, transformando toda a paisagem ao redor, do seco ao colorido”, esclarece.

O especialista explica também que esta época é importante para a preservação das espécies, pois quando os insetos polinizadores e os pássaros coletam o pólen das flores e as sementes, ajudam no reflorestamento. “As borboletas, junto com os pássaros se alimentam dessas flores e frutos, polinizando e disseminando sementes que são necessárias para a perpetuação das plantas, principalmente as que estão entrando em extinção”, frisa.

Elton diz ainda que a primavera traz qualidade de vida às pessoas, além do aspecto estético para as cidades. “É cientificamente comprovado que a mudança das cores diminuem a depressão ao quebrar o cinza e a sequidão”, sublinha.  

Veja Também