Comemorações do Natal se aproximam na cidade de Goiânia

Natal antecipado movimenta o comércio goiano e cidade já começa a ficar enfeitada

Postado em: 03-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Comemorações do Natal se aproximam na cidade de Goiânia
Natal antecipado movimenta o comércio goiano e cidade já começa a ficar enfeitada

Felipe André*

O fim de ano se aproximando e o Natal começa a ganhar espaço no comércio. Assim como as roupas brancas são as mais procuradas para o ano novo, as pessoas não esperam chegar dezembro para procurar os enfeites de Natal. Lojas especializadas em decorações começam a ganhar espaço no comércio goiano.

Continua após a publicidade

A Fabiamce Decor é aberta especialmente nos três últimos meses do ano com o foco no Natal. A grife natalina que se restringe a vender para todo o Brasil no restante do ano, abre uma loja na capital goiana para comercializar artigos de decorações para outras lojas ou clientes físicos.

Desde árvore de natal gigante, parecidas com os filmes de Hollywood, até o “pisca pisca” tradicional. Estátua de Papai Noel também está presente assim como o clima natalino dos funcionários, que não dispensam o vermelho.

A gerente da loja, Angela Bacellar revelou que apesar de todo o preparativo para o Natal, a empresa trabalha em todo o ano, vendendo para todo o Brasil. Segundo Angela a estratégia se baseia em comprar pensando no próximo ano.

“Nossos produtos são todos importados, trabalhamos o ano inteiro com o Natal. Somos distribuidora ao longo do ano, vendemos para lojistas de todo o país e no final do ano abrimos a nossa loja de varejo. Geralmente compramos em outubro, novembro mas para o próximo ano. Nós trabalhamos o ano inteiro com essas peças”, ressaltou a gerente.

A empresa goiana também comercializa para o interior do Estado, já que na Capital possui uma loja própria. Segundo Angela, as vendas no último ano foram melhores o que resultou em uma produção maior para este ano, o que deve refletir também para 2019.

“A Fabiamce vende para todo o Brasil, em Goiás vendemos mais para o interior porque em Goiânia eu tenho a minha loja para o fim de ano. Em 2017 foi melhor do que esperado e acabou refletindo nesse ano, com o nosso aumento na produção. Nós trabalhamos pensando no ano seguinte”, completou.

Prefeitura

A prefeitura de Goiânia deve investir para o natal cerca de R$ 500 mil conforme informou a assessoria de imprensa por meio de uma nota oficial para O Hoje. O baixo investimento se deve muito ao fato de que muitas decorações serão aproveitadas do último ano, assim como aconteceu em 2017. Ou seja, as decorações da capital goiana deste ano serão as mesmas de dois anos atrás. Segundo a prefeitura, isso acontece devido as boas condições dos enfeites.

Alguns locais vão receber uma atenção especial, como é o caso da Praça Tamandaré e Praça Leo Lince, no Setor Oeste, e na Praça do Bandeirante, no Centro de Goiânia. A decoração contará com mais de 6.000 metros de cordões de lâmpadas e 7.000 conjuntos de LED. Os parquinhos e a casa do Papai Noel também contarão com a iluminação. Para título de comparação, em 2017 foram utilizados 10.000 conjuntos de LED.

A prefeitura trabalha nesse ano com a expectativa de que aconteça um recorde de visitações. Haverá programação especial todos os dias, como as presenças da Mamãe e Papai Noel, apresentações culturais, brinquedos para as crianças e um presépio. Na inauguração, haverá a Cantata de Natal com o coral “Vozes em canto”. O coral é formado por alunos das escolas municipais da Capital. A iluminação deve estar pronta até o final de novembro.

O tradicional “Projeto Luzes” foi cancelado em 2017 e pode ganhar uma nova versão neste ano, com algumas mudanças. As inscrições caíram consideravelmente devido a mudança de opinião das pessoas em relação à sustentabilidade e gasto com energia elétrica que hoje é muito diferente de 20 anos atrás e acabou contribuindo para a queda.

Mesmo questionado pelo O Hoje, a assessoria de comunicação da prefeitura não se pronunciou a respeito do Projeto Luzes, que segue sem uma definição para este ano. 

Natal antecipado gera empregos temporários 

Com a chegada do Natal, as empresas começam suas buscas por funcionários temporários. Os meses de outubro, novembro e dezembro sinalizam um crescimento de interesse em enfeites para a data comemorativa relacionado com o aumento de vendas. Com o alto número de desempregados, os “freelances” tem se tornado uma alternativa.

A Fabiamce Decor, loja especializada em enfeites de Natal, nos últimos três meses do ano abre uma loja. A fábrica funciona nos outros meses do ano no polo empresarial, em Aparecida de Goiânia, com vendas para todo o país. A gerente Angela Bacellar revelou como funciona a empresa ao longo de todo o ano.

“Essa loja (localizado na avenida T-10) só abre durante três meses, outubro, novembro e dezembro. Nós temos o nosso CD que é no polo empresarial, as peças ficam lá para ser distribuídas para o país. Os funcionários que contratamos são temporários. Esse ano contratamos 15, igual no último ano. Porém nesse ano nós importamos mais, trouxemos mais peças, porque ao longo do ano a aceitação foi muito boa e já temos uma noção de como vai ser o varejo, então nós trouxemos um pouco mais de peças porque no ano passado faltou”, disse a gerente, Angela Bacellar.

Apesar dos empregos temporários, alguns funcionários são contratados de maneira fixa para trabalharem no polo empresarial. Segundo a gerente, hoje em dia não se pode dispensar um bom funcionário.

“Às vezes contratamos alguns funcionários de maneira fixa e vão para o polo empresarial em Aparecida de Goiânia. Lá precisa de pessoal para vender no atacado, cuidar da parte logística que é o pessoal do estoque, tem também o administrativo. No último ano acredito que contratei uns dois ou três, todo ano nós aproveitamos alguns. Não é fácil achar um funcionário que trabalhe bem, muitos querem emprego mas não trabalho, quando a gente vê uma pessoa que seria temporário, mas ela me da um retorno bom, é claro que vou manter na empresa, não vou abrir mão de um bom funcionário”, completou.

Aparecida de Goiânia

Apesar da crise, uma fábrica de panetones e ovos de páscoa cresceu a sua produção para este ano e contou com mais funcionários. O proprietário da empresa Di Anju, Divino Ismael, contratou 12 funcionários até dezembro, mas que pode ser prorrogado até a páscoa de 2019.

“Esse ano vamos aumentar nossa produção em 30% e provavelmente vai precisar contratar mais do que os 12 funcionários que já contratamos até o momento. Acredito que de 8 a 10 serão necessários, mas ainda estamos pensando na estratégia e se podemos acertar de acordo com a necessidade. Em outubro começamos a fabricar panetones até dia 22 de dezembro”, contou Divino Ismael, proprietário da Di Anju.

A produção de panetones tem gerado um crescimento para a fábrica. O proprietário decidiu investir e comprar novas máquinas para a reta final de ano e então distribuir seus produtos para todo o país. 

“Todo ano aumentamos a produção, em 2017 foi de quase 25% em relação a 2016. Nossas vendas foram boas e decidimos aumentar em 30% em 2018. Vamos trabalhar no nosso limite nesse ano, pois estamos com novas máquinas. Comercializamos para atacadistas, supermercados, para o país inteiro. Dependendo das vendas, os funcionários temporários podem continuar até a páscoa”, completou Divino Ismael. 

Veja Também