Mais de 190 mil participam de primeiro dia de provas

Mais de 190 mil estudantes estava inscritos para a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Goiás neste domingo

Postado em: 05-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 190 mil participam  de primeiro dia de provas

O segundo dia, com a prova de exatas, será no domingo (11), e terá 30 minutos a mais de duração

Mais de 190 mil estudantes estava inscritos para a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Goiás neste domingo (4). Os portões dos locais de prova foram aberto às 12 (horário de Brasília). Nessa primeira etapa foram aplicadas as provas de redação, linguagens e ciências humanas.

O primeiro dia do Enem coincidiu com o primeiro dia do horário de verão. O fechamento dos portões foi às 13h. Goiânia é a cidade com mais inscritos no Estado: 58.745. Em seguida, vem Anápolis, a 55 km da Capital, com 12.963, e Aparecida de Goiânia, com 12.471.

Continua após a publicidade

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Goiás, no total serão 190.591 candidatos, o que representa 3,5% dos inscritos em todo o país: 5.513.712. A maior parte dos estudantes em Goiás tem entre 16 e 19 anos. Eles somam 106 mil candidatos do total. O número total de inscritos no Estado caiu em relação ao ano passado, quando foram feitos mais de 219 mil cadastros.

O exame é dividido em dois fins de semana consecutivos, ao invés de um fim de semana com as duas provas. Em 2018, as provas serão nos dias 4 e 11 de novembro. Neste primeiro dia, domingo (4), o candidato teve a redação e 90 questões de linguagens e ciências humanas. O segundo dia, com a prova de exatas, será no domingo seguinte (11), e terá 30 minutos a mais de duração.

As notas obtidas no Enem serão depois usadas pelos candidatos em um sistema do governo federal, o Sisu, que é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior. As notas também são aceitas em 27 instituições de Portugal. Para o Ministério da Educação (MEC), é a segunda maior prova do tipo no mundo, só perdendo para o “gao kao”, prova de admissão ao ensino superior da China , com 9 milhões de candidatos.

Redação 

O tema da redação do Enem 2018 foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Os candidatos elaboraram um texto dissertativo de até 30 linhas sobre o assunto.

Quem escrever redações que firam os direitos humanos podem perder até 200 dos 1.000 pontos possíveis. Segundo o manual de redação do Inep (responsável pelo Enem), um dos cinco itens que serão avaliados no texto é a capacidade de “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos”.

Até o exame de 2016, quem ferisse os direitos humanos teria a nota zerada. No ano passado, decisão do Supremo Tribunal Federal excluiu esse item entre os critérios que anulavam a prova. No Enem 2017, em uma redação sobre a inclusão de surdos na redação, um candidato escreveu: “a melhor decisão a ser tomada é o sacrifício logo após a descoberta da maldição.” 

Veja Também