Prefeitura recolhe 15 mil pneus descartados em Goiânia apenas este ano

No combate à dengue, os agentes de endemias do município percorrem os imóveis em um ciclo que é repetido a cada dois meses

Postado em: 14-03-2024 às 06h30
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura recolhe 15 mil pneus descartados em Goiânia apenas este ano
No combate à dengue, os agentes de endemias do município percorrem os imóveis em um ciclo que é repetido a cada dois meses | Foto: Reprodução/SMS

A Prefeitura de Goiânia desenvolve diversas frentes para o combate efetivo à dengue em todas as regiões da Capital. Além da contratação de profissionais de saúde, serviços de manutenção urbana e orientação à população, agentes de endemias visitam imóveis e espaços públicos para fazer o mapeamento de materiais descartados de maneira incorreta. Com isso, a administração prioriza a limpeza da cidade para eliminar os focos de proliferação do Aedes aegypti que já recolheu 15 mil pneus nos primeiros 70 dias de 2024, descartados de maneira irregular, eliminando possíveis focos do mosquito. 

Após o mapeamento, o recolhimento do material é feito em quintais, terrenos baldios e até mesmo em borracharias parceiras. Quem não deseja descartar o pneu é orientado a realizar o armazenamento seguro, bem coberto para que não haja acúmulo de água. “Pela cor, pela característica do pneu, o Aedes aegypti tem uma preferência por esse tipo de criadouro. E a gente sabe que a população, às vezes, faz esse descarte incorreto” explica diretor de Vigilância em Zoonoses, Murilo Mariano Reis.

No combate à dengue, os agentes de endemias do município percorrem os imóveis em um ciclo que é repetido a cada dois meses. E a efetividade varia entre 70% e 75%. Somente em 2023, foram identificados, durante as visitas, 25,9 mil focos do mosquito Aedes aegypti; foram geradas 3 mil notificações e 4,8 mil autuações.

Continua após a publicidade

Também por causa disso, a Prefeitura disponibiliza cinco ecopontos para o descarte correto de resíduos como pneus, galhadas, material de construção civil, óleo de cozinha usado, móveis e eletrodomésticos. As estruturas são importantes para a redução do descarte irregular em logradouros públicos e terrenos baldios e, consequentemente, dos focos de Aedes aegypti. 

Os Ecopontos estão localizados no Jardim Guanabara II, Setor Faiçalville, Jardim São José, Residencial Campos Dourados e Parque Eldorado Oeste, e funcionam das 7h às 22h todos os dias, sem a necessidade de agendamento.

Veja Também